UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Reforma Curricular

Você está em: Sobre o curso > Reforma Curricular

Prezado@s estudantes, atualmente o curso de Ciências Biológicas é oferecido em modelo misto, onde @ estudante ingressante pode cursar as duas modalidades do curso de forma independente. Todavia, não é possível fazer as duas modalidades concomitantemente. Nesse sentido, @ estudante deve ingressar no curso via modelo ABI (área básica de ingresso) e ao final do segundo período optar pela modalidade que irá cursar primeiro, colando grau nessa modalidade escolhida inicialmente.

Após a conclusão da primeira modalidade @ estudante poderá reingressar automaticamente no curso para cursar a segunda modalidade. Caso assim deseje, através do preenchimento do formulário de reingresso a ser obtido na coordenação curso a ser preenchido no ato do pedido de colação de grau, também na coordenação do curso.

Modalidades e atuações profissionais de cada uma das modalidades:

I – Licenciatura: Ao final da modalidade licenciatura o estudante recebe o grau de licenciado em Ciências Biológicas e pode atuar como professor dos ensinos fundamental e médio.

II – Bacharelado: Ao final da modalidade bacharelado o estudante recebe o grau de bacharel em Ciências Biológicas e pode atuar profissionalmente como biólogo de acordo com a formação recebida na graduação que irão direcionar o Conselho Regional de Biologia a conceder uma RT (Responsabilidade Técnica) para exercer determinadas atividades (para maiores informações consulte http://www.cfbio.gov.br/area-de-atuacao). Cabe lembrar que apenas as áreas listadas nos documentos anexos são oferecidas atualmente pela UFJF.

 

****Acesse aqui o Projeto Pedagógico do Curso:****

Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Biológicas

ANEXO II 

A – Formulário CG da ABI

B – Formulário CG da Licenciatura

C – Formulário CG do Bacharelado

 

 

Graduação em Ciências Biológicas