UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Sobre o curso

Você está em: Sobre o curso

   O Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora é ligado ao Instituto de Ciências Biológicas, tem por objetivo fornecer ao futuro Biólogo, em suas múltiplas áreas de atuação, o conhecimento dos conceitos e fenômenos biológicos, possibilitando o desenvolvimento de uma postura ético-profissional coerente e responsável e estimulando a atitude crítica e reflexiva sobre os conhecimentos biológicos e suas implicações sociais.

   Segundo o Conselho Federal de Biologia (CFB), o biólogo pode ser professor, consultor, administrador de parques, reservas e estações biológicas, curador de acervos biológicos, diretor de museus e instituições culturais e científicas, além, é claro, de poder pesquisar nos diversos campos da ciência. Como biólogo, você pode trabalhar em órgãos públicos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente, em secretarias, laboratórios e outras instituições ligadas à pesquisa e ao ensino.

   Para ser um bom profissional da área, o estudante dever ser observador, ter senso crítico, capacidade para o ensino e pesquisa, compromisso com a conservação da biodiversidade e habilidade para diagnosticar e problematizar questões inerentes às Ciências Biológicas.

Veja também: Histórico, Fluxogramas dos cursos, Currículos Ativos, Normas e Regulamentos, Laboratórios, Reforma Curricular.

Graduação em Ciências Biológicas