UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Depoimento Túlio Almeida da Silva

Você está em: Ações > Depoimentos > Depoimento Túlio Almeida da Silva

Tulio Almeida da Silva (Aluno do Curso de Artes Visuais do IAD) – Intercâmbio na Universidade de Kanda, Japão – 2009

No inicio de minha estadia no Japão, fazer coisas básicas como fazer compras e conversar com os japoneses, foi um pouco complicado, já que o Japão trata-se de um pais completamente inverso ao Brasil. Mas na Universidade de Kanda, as aulas de japonês foram bem dinâmicas e praticas. Alem de ter estudado vocabulários diversos, estrutura de frases, e os Kanjis, ainda visitamos a casa de japoneses, e vivenciamos um pouco do cotidiano de uma família. A partir desta base, fui ganhando estrutura para poder fazer tarefas mais complexas, como trabalhar ou abrir conta no banco. Outro ponto a se destacar em Kanda e que alem das aulas, você pode participar de clubes variados, que fazem encontros semanais dentro da universidade. Estes clubes vão desde artes marciais (como o Kendo e o Aikido) ate clubes com conteúdo cultural, como o clube de cerimônia do chá e o clube de dança. Fazer parte de um destes clubes faz com que o estudante interaja mais facilmente com os japoneses da Universidade. Esta, e com certeza uma ótima oportunidade de se fazer amigos dentro de Kanda.

O lugar onde moro aqui no Japão fica a 10 minutos de bicicleta da universidade e a quarenta minutos de trem de Tókio. E uma casa situada em uma região tranqüila de Chiba e perto de vários mercados e lojas de conveniência, o que deixa a vida aqui muito pratica e tranqüila. E uma espécie de republica, onde vivo com aproximadamente 17 pessoas de vários paises, como por exemplo, Taiwan, Indonésia, Estados Unidos, e Tailândia. Junto com os estudantes mora um casal de japoneses que se dedica a manter a ordem na casa e a ajudar os estudantes a resolver qualquer duvida ou problema que ocorra no dia a dia. Morar nesta casa, esta sendo uma experiência incrível, pois, alem de podermos viver junto com esse casal de japoneses, ainda temos contato com pessoas e culturas de outros paises. Alem disso, uma vez por semestre, esse casal de japoneses nos leva para viajar e conhecer outros lugares do Japão.

Quanto a trabalhar e poder viver por conta própria no Japão, não e problema nenhum. Depois de três meses morando aqui, você pode tirar um documento que permite que você trabalhe uma certa quantidade de horas por semana, e isso rende uma quantia mais do que necessária para se viver neste pais. Tendo em vista que os estudos em Kanda são bem puxados, conciliar trabalho e estudos e uma tarefa que exige muita força de vontade e persistência. Mas na minha sincera opinião e uma das melhores opções a ser feita. Alem de ganhar seu próprio dinheiro, você tem a oportunidade de fazer amizades com pessoas fora da universidade, e tem que se esforçar para entender e interagir com os japoneses, o que e uma ótima chance de se colocar em pratica o que se aprende na universidade.

Enfim, a Universidade de Kanda foi uma ótima escolha, pois alem de termos um ótimo aprendizado, com professores atenciosos e dedicados, ainda temos a oportunidade de conhecer este país fascinante que e o Japão. Estudar outra língua, conhecer outras culturas, viver o dia a dia em um país completamente contrario ao seu, e uma experiência que sem sombra de duvidas, fará uma grande diferença em minha vida.