UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Depoimento de Felipe Corrêa

Você está em: Ações > Depoimentos > Depoimento de Felipe Corrêa

FelipeCorreaFoto-284x300O intercâmbio na Alemanha foi um aprendizado para mim desde antes de torná-lo real. Eu já entrara na Universidade ciente dessa possibilidade e, sendo estudante de Artes e apaixonado por idiomas, o intercâmbio na Alemanha foi algo que estava diante dos meus olhos como uma oportunidade maravilhosa de poder aprofundar meus estudos, fruir arte de todas as épocas e estilos e praticar idiomas. Sendo assim, me informei sobre o processo seletivo e conversei com alunos que haviam sido intercambistas e entendi que de forma alguma o intercâmbio seria algo que cairia milagorsamente nos meus braços. Nisso começou meu aprendizado, pois vi que seria necessário criar eu mesmo as condições para que a minha vinda à Alemanha se tornasse possível e, a partir de então, estudei arduamente alemão e passei a juntar dinheiro para a viagem, aprendendo a abrir mão de algumas coisas para conseguir alcançar meu objetivo.

Meu esforço foi recompensado quando na minha primeira oportunidade de participar do processo seletivo eu obtive sucesso. Desde então precisei resolver as burocracias necessárias para a saída do país, o que também consistiu em um aprendizado e preparo para os momentos que eu passaria na Alemanha, sozinho e precisando resolver todos os meus problemas por minha conta.

A minha primeira vez fora da casa dos meus pais, foi também minha primeira vez no exterior. Cheguei a um país estrangeiro e pela primeira vez na vida eu morava só. Isso foi uma situação que me obrigou a criar forças para enfrentar o mundo e a me virar sozinho, desde resolver pepinos enormes com o banco a coisas como cozinhar minha própria comida.

Como estudante de Artes na Universität Siegen, tive a possibilidade de conhecer um ensino diferente do brasileiro, ver pessoalmente as obras em estudo, estar em contato com culturas variadas e praticar não apenas alemão, mas também francês e inglês. O ensino de História da Arte na Universität Siegen tem uma estrutura que proporciona um estudo mais específico, com por exemplo matérias que são inteiras sobre um único artista e uma maior prática da descrição e interpretação das obras de arte por parte dos alunos.

Além dessas vantagens que a Uni Siegen me ofereceu, a sua localização e a possibilidade de usar gratuitamente os transportes em Nordrhein-Westfalen foram algo que me ajudou muito a fruir arte na Europa e a ampliar meus horizontes. A mais ou menos uma hora e meia de Siegen, há Colônia, onde além de existirem ótimos museus de arte e a magnífica catedral pode-se pegar trens para várias partes da Europa, e isso me possibilitou estar em contato com muitos acervos importantes de arte, algo fundamental para mim.

Hoje em dia se me ponho a pensar percebo que me tornei uma pessoa muito mais preparada para a vida, os estudos e a carreira. Recomendo aos próximos intercambistas que estejam prontos desde o princípio para crescer e ganhar forças e que não tenham medo do que lhes espera.