Passo-a-Passo da Matricula pelo SIGA

AVISO: As orientações abaixo são apenas para alunos a partir do 2º período do curso. Alunos ingressantes devem seguir as instruções para alunos de 1º período.

PASSOS:

Confira primeiro a LISTA DE DISCIPLINAS disponíveis para matrícula de alunos do BACH no próximo semestre. Essa lista é publicada no SITE do BACH, no início do período de matrícula. Anote o CÓDIGO (três letras + três números) e TURMA (a letra após o código) das disciplinas em que quer solicitar matrícula.

Acesse o SIGA 3 do aluno DURANTE as fases de solicitação de matrícula via SIGA. ATENÇÃO AOS PRAZOS!

imagem mostrando a tela inicial de acesso ao siga com seta para o botão SIGA 3

Clique no menu ACADÊMICO> ALUNO> MATRICULA, ou no ícone MATRÍCULA 202x/x. Este link/ícone aparece SOMENTE dentro dos prazos de matrícula.

Selecione a disciplina desejada na aba TURMAS PARA O CURSO, ou clique na aba INCLUSÃO DE TURMAS EXTRAS (ver abaixo) e digite o código e turma da disciplina, e clique em INCLUIR TURMA (passos 1, 2, 3 e 4, abaixo).

Clique em REGISTRAR TURMAS (passo 5, abaixo). Aparecerá uma mensagem de confirmação dizendo que as turmas foram registradas.

IMPORTANTE!!!: se não clicar em REGISTRAR TURMAS a sua solicitação de matrícula NÃO SERÁ EFETIVADA. Se quiser ter certeza que estão todas registradas, saia do SIGA e entre novamente para verificar se todas as disciplinas continuam constando no QUADRO DE HORÁRIOS.

imagem mostrando a tela de matrícula do siga e os passos para solicitar a matrícula em disciplinas nessa tela

Nos dias indicados nas ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA, CONFIRA em quais disciplinas conseguiu matrícula, acessando as abas MATRÍCULAS JÁ CONFIRMADAS e RESULTADO DA ANÁLISE (passo 6, acima). Todas as disciplinas nas quais tiver CONSEGUIDO A MATRÍCULA constarão em VERDE no Quadro de Horários (passo 7, acima)

Se não conseguiu a matrícula na turma solicitada, verá uma justificativa na aba RESULTADO DA ANÁLISE:

• SEM RESERVA‘: significa que 1) quando a disciplina não consta com VAGAS PARA SEU TURNO na LISTA DE DISCIPLINAS divulgada no site do BACH, a turma não tem vagas reservadas para alunos do seu turno (integral/noturno) – o aluno deve aguardar 2ª fase de matrícula via SIGA para solicitar a matricula em disciplinas que não são do seu turno; ou, 2) quando a disciplina NÃO é do currículo do BACH, a turma não é para alunos do BACH – o aluno deve aguardar 3ª fase de matrícula via SIGA para solicitar a matrícula nessa turma.
  • EXCEDENTE‘: significa que as vagas existentes para seu turno/curso já foram ocupadas segundo os critérios definidos no Regulamento Acadêmico de Graduação da UFJF (RAG), e você não conseguiu a vaga – o aluno deve tentar novamente na 2ª ou 3ª fase via SIGA, se ainda quiser matrícula na disciplina.

Se tiver dúvidas sobre quais disciplinas ainda estão faltando para concluir o curso, veja as informações sobre contagem de horas.

IMPORTANTE: Leia as informações na página ‘Entenda a Matrícula em Disciplinas’, para maiores detalhes sobre cada fase da matrícula (são 4 no total), sobre reserva de vagas, e prioridades de matrícula.

Veja também: Orientações de matrícula, Contagem de Horas, Entenda a Matricula em Disciplinas.