Orientações Matricula 2020/2 – Modalidade ERE
Você está em: Matricula > Orientações Matricula 2020/2 - Modalidade ERE
IMPORTANTE: as informações desta página são apenas para alunos DO 2º PERÍODO EM DIANTE. Alunos INGRESSANTES devem acessar o link ALUNOS 1º PERÍODO.
Está previsto que o segundo semestre de 2020 também será desenvolvido na modalidade ERE. Siga as orientações abaixo:
- Decida se vai cursar o semestre 2020/2 na modalidade ERE. Se optar por NÃO CURSAR, aguarde o início das aulas de 2020/2 (14/dezembro) e solicite o trancamento do curso para o semestre 2020/2, no seu SIGA. Alunos do 1º e 2º períodos estão excepcionalmente autorizados a trancar os semestres que forem ser desenvolvidos na modalidade ERE.
- A matrícula dos alunos que trancaram o semestre 2020/1 deverá ser destrancada automaticamente no dia 1/dezembro para poderem fazer a matrícula para 2020/2 via SIGA normalmente. O aluno que desejar trancar também o semestre 2020/2 deve solicitar o trancamento novamente após 14/12. O status do aluno (trancado/ativo) pode ser conferido no Histórico Escolar do aluno (versão PDF) no SIGA do aluno.
LISTAS E FORMULÁRIOS:
PLANILHA HORÁRIO TURMAS BACH – 2020/2 ERE (atualizado em 14/12/2020) VERSÃO PDF
FORMULÁRIO SOLICITAÇÃO DE AJUSTE PARA FORMANDOS BACH
FORMULÁRIO SOLICITAÇÃO DE AJUSTE PARA ALUNOS BACH
PLANILHA DE RESPOSTA ÀS SOLICITAÇÕES DE AJUSTE
AVISOS:
- Se tiver em dúvida sobre quais disciplinas ainda estão faltando para se formar, consulte as informações sobre CONTAGEM DE HORAS.
- Disciplinas das LISTAS DO BACH (acima) que não aparecem na aba “TURMAS PARA O CURSO” da tela de matrícula do SIGA, devem ser solicitadas digitando o CÓDIGO (sem espaços) e TURMA na aba “INCLUSÃO DE TURMAS EXTRAS” da mesma tela.
- Para verificar em tempo real quantas vagas ainda estão disponíveis nas disciplinas, acesse seu SIGA, seguindo este caminho: ACADÊMICO>ALUNO>CONSULTA PLANO DEPARTAMENTAL> RELATÓRIO. Vagas ainda não ocupadas, marcadas como 72A, 73A ou 99A, estarão disponíveis para alunos do BACH. Alguns aparelhos de celular têm dificuldade de selecionar o departamento. Se tiver essa dificuldade, acesse o SIGA de um computador.
- Todos que forem cursar o TCC este semestre devem se matricular em CRE039 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, independentemente do tema ou curso de segundo ciclo pretendido.
- ATENÇÃO ALUNOS INGRESSANTES: Somente poderão incluir nova(s) disciplina(s), ou trocar de disciplina(s), os alunos que já fizeram outro curso de graduação anteriormente, e mediante apresentação de justificativa.
- Solicitações de APROVEITAMENTO/DISPENSA DE DISCIPLINAS devem ser feitas por e-mail, diretamente à Central de Atendimento, no prazo previsto no calendário acadêmico (14/12/2020 a 15/01/2021). A Central de Atendimento da UFJF está funcionando com atendimento telefônico de 2ª-6ª, de 9-17 horas, no número (32)2102-3911 (este número também recebe mensagens pelo WhatsApp). E-mail da CAT: faleconosco@ufjf.edu.br
1ª ETAPA – SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA NO “SIGA” AZUL DO ALUNO (SIGA 3)
- PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA: 01 a 03/12/2020, pelo SIGA do aluno.
- As disciplinas disponíveis para alunos do BACH se matricularem são as listadas na PLANILHA HORÁRIO TURMAS BACH acima. Nesta etapa da matrícula, as vagas 72A são preferenciais para os alunos do curso INTEGRAL, as vagas 73A são preferenciais para os alunos do curso NOTURNO, e as vagas 99A estão disponíveis para todos os alunos da UFJF.
- Verificar no SIGA DO ALUNO em quais disciplinas a matrícula foi aceita: 09/12/2020. Use a aba RESULTADO DA ANÁLISE, da tela de matrícula. IMPORTANTE: o resultado ‘EXCEDENTE’ significa que o aluno não conseguiu a matrícula. Terá que solicitar novamente nas próximas etapas, caso ainda queira tentar conseguir a matrícula.
2ª ETAPA – SOLICITAÇÃO DE AJUSTE NO “SIGA” AZUL DO ALUNO (SIGA 3)
- PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE AJUSTE: 09 a 10/12/2020, pelo SIGA do aluno.
- Nesta etapa, não é possível cancelar a matrícula em disciplinas solicitadas e aceitas no período de matricula anterior. É possível apenas solicitar matricula em disciplinas ADICIONAIS.
- Nesta etapa da matrícula, pode ser que o aluno consiga matricula em alguma vaga do turno oposto (INTEGRAL (72A)/NOTURNO (73A)), caso sobrem vagas. Também poderá conseguir matrícula nas vagas 99A que ainda estiverem disponíveis.
- Verificar no SIGA DO ALUNO em quais disciplinas a matrícula foi aceita: 12/12/2020. Use a aba RESULTADO DA ANÁLISE, da tela de matrícula. IMPORTANTE: o resultado ‘EXCEDENTE’ significa que o aluno não conseguiu a matrícula. Terá que solicitar novamente nas próximas etapas, caso ainda queira tentar conseguir a matrícula.
3ª ETAPA FORMANDOS- AJUSTE DE MATRÍCULA DE FORMANDOS PELA COORDENAÇÃO – VIA FORMULÁRIO ONLINE: 13 a 14/12/2020
- Estes dias serão reservados para AJUSTE DE MATRÍCULA SOMENTE DE FORMANDOS. Se for concluir o curso ao final do semestre 2020/2, e ainda não estiver matriculado nas disciplinas que precisa para formar, confira a tabela de disciplinas, divulgada abaixo, e solicite ajuste nestes dias.
- Formandos devem solicitar matrícula EXCLUSIVAMENTE pelo formulário online para ajuste de matrícula de FORMANDOS (link acima, no início desta página).
- Se perder este prazo, solicite a matrícula nos outros dias de ajuste, mas usando sempre o formulário dos formandos.
- Será considerado formando apenas os alunos que colarão grau ao final do semestre 2020/2 – estes alunos deverão estar matriculados no, ou já ter concluído o TCC.
3ª ETAPA – AJUSTE DE MATRÍCULA PELA COORDENAÇÃO PARA TODOS OS ALUNOS BACH – VIA FORMULÁRIO ONLINE: 15 a 18/12/2020 e 04 a 15/01/2021
Este período é para solicitar nova(s) matrícula(s) ou solicitar cancelamento de matrículas. Confira a tabela de disciplinas disponíveis divulgada acima. A matrícula depende da existência de vaga na(s) disciplina(s) solicitada(s).
- As solicitações de ajuste devem ser feitas EXCLUSIVAMENTE pelos formulários online para alunos BACH (ver acima). Não serão aceitas solicitações por outro meio. Solicitações enviadas por e-mail serão desconsideradas. Não será possível desfazer cancelamentos de matrícula. Pense bem antes de enviar a solicitação.
- Não será realizada o ajuste de solicitações com informações incompletas ou erradas. Antes de começar a preencher o formulário junte as informações como CÓDIGO, TURMA, HORÁRIO, e COINCIDÊNCIA DE HORÁRIOS, de todas as disciplinas envolvidas no seu pedido de ajuste.
- Será publicada uma planilha com a resposta às solicitações de ajuste de matrícula. O aluno é responsável por conferir se suas solicitações foram atendidas, ou não, na “Planilha de Resposta às Solicitações de Matrícula” (ver link acima).
- Os ajustes serão realizados conforme dia/horário de envio da solicitação. Entretanto, se houver alguma solicitação de aluno formando, esta será realizada antes das outras solicitações de ajuste que ainda não tenham sido realizadas.