Fechar menu lateral

Entenda a Matricula em Disciplinas

AVISO: As orientações abaixo são apenas para alunos a partir do 2º período do curso. Alunos ingressantes devem seguir as instruções para alunos de 1º período.

 

A matricula na UFJF funciona com base na RESERVA DE VAGAS. As vagas nas disciplinas a serem ofertadas em determinado semestre são reservadas para alunos de cursos específicos. Os turnos integral (diurno) e noturno de um curso são considerados cursos diferentes. No BACH, os alunos que ingressam no 1º semestre do ano, ingressam no curso integral do BACH (72A), os alunos que ingressam no 2º semestre do ano ingressam no curso noturno do BACH (73A). Se não houver vagas reservadas para o seu curso (integral/noturno) em determinada disciplina, não conseguirá se matricular nela na primeira fase da matrícula via SIGA. Por exemplo, se um aluno ingressou no curso noturno do BACH (73A), não conseguirá se matricular em disciplinas diurnas que tenham vagas reservadas apenas para o curso integral do BACH (72A), e nem em vagas reservadas para o curso de História, Biologia ou Serviço Social, etc. Para se matricular em disciplinas com vagas reservadas para alunos do BACH no TURNO OPOSTO ao seu, solicite matrícula a partir da 2ª Fase de matricula via SIGA. Para se matricular em disciplinas com vagas reservadas para alunos de OUTROS cursos, solicite matrícula na 2ª Fase (se a disciplina for do currículo do BACH), ou na 3ª Fase (se a disciplina NÃO for do currículo do BACH). As vagas reservadas para o código 99A estão disponíveis para alunos de qualquer curso da UFJF, em todas as fases.

 

RESUMINDO:

1ª FASE: Solicitar matrícula em disciplinas com vagas BACH para SEU TURNO, e em disciplinas com vagas 99A.

2ª FASE: Solicitar matrícula em disciplinas com vagas BACH para seu TURNO, disciplinas com vagas BACH para o turno OPOSTO, disciplinas do currículo do BACH sem reserva de vaga para o BACH, e disciplinas com vagas 99A. Solicitar CANCELAMENTO de disciplinas que conseguiu na etapa anterior e que não queira mais.

3ª FASE: Solicitar matrícula em qualquer disciplina da UFJF que ainda tenha vaga desocupada, independentemente da reserva de vagas. Solicitar CANCELAMENTO de disciplinas que conseguiu em etapa anterior e que não queira mais.

ETAPA FINAL (NA COORDENAÇÃO): Solicitar matrícula em qualquer disciplina da UFJF que ainda tenha vaga desocupada, independentemente da reserva de vagas. Solicitar CANCELAMENTO de disciplinas que conseguiu em etapa anterior e que não queira mais.

 

Uma lista de disciplinas para matrícula, com todas as disciplinas com vagas reservadas para os alunos do BACH (integral e noturno) e vagas 99A são publicadas no site do BACH, na página de ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA.

 

O número do curso/turno do aluno é o 5º e 6º algarismo do seu número de matricula.

 

1ª FASE – VIA SIGA:

A “MATRICULA PELO SIGA” é, na verdade, uma SOLICITAÇÃO de matricula, que poderá ou não ser atendida, dependendo de quantas vagas houver para o curso do aluno naquela disciplina e de quantos alunos solicitarem matricula para aquela disciplina.

São estipulados, no Calendário Acadêmico da UFJF, os dias para 1ª Fase da matrícula via SIGA.

Nos dois dias seguintes ao prazo da Matricula pelo SIGA, o CGCO executa um software que analisa as solicitações de matricula (1ª ANÁLISE DE MATRICULA) e concede a matricula nas vagas reservadas para o curso do aluno nas disciplinas solicitadas de acordo com as seguinte ordem de classificação (RAG, Art. 24):

– 1ª –  não repetentes;
– 2ª –  reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a disciplina;
– 3ª –  reprovados por infrequência.

O critério de classificação dentro de cada um dos grupos anteriores (ou o critério de desempate) é o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA). Por isso, é IMPORTANTE TRANCAR A MATRICULA na disciplina, em vez de abandonar a aula e ser reprovado por infrequência. Além disso, a reprovação por infrequência CONTA COMO NOTA ZERO na hora de calcular o IRA, portanto, prejudica o aluno duas vezes na hora de conseguir a matricula.

Nesta fase, NÃO será concedido matricula em disciplinas nas quais NÃO haja reserva de vaga para o curso/turno do aluno.

Não faz diferença se o aluno solicita a matricula no primeiro dia ou no último dia do prazo da Matricula pelo SIGA, contanto que seja em um dos dias estipulados para a matrícula. As solicitações de matrícula NÃO são processadas por ordem de chegada.

O ícone de MATRÍCULA no SIGA só aparece NOS DIAS DE MATRÍCULA definidos no Calendário Acadêmico.

 

2ª FASE – VIA SIGA:

Logo após a 1ª Análise de Matricula, é aberto novo período de alguns dias para MATRICULA PELO SIGA. Nesse período, aparecerá no SIGA do aluno o resultado das solicitações de matricula feitas na 1ª Fase: em quais disciplinas foi concedido a matricula e em quais disciplinas a matricula foi negada. No caso de ter sido negada, haverá uma mensagem informando o porquê da negativa (seja qual for o motivo da negativa (mesmo ‘excedente’), se o aluno ainda quiser matricula naquela disciplina, deverá solicitá-la NOVAMENTE nesta fase.  Durante esta fase, o aluno poderá solicitar matricula em disciplinas adicionais, para completar a sua grade, ou CANCELAR a matrícula em disciplinas que tenha conseguido na 1ª Fase.

Nos dias seguintes ao prazo estipulado para a 2ª Fase, o CGCO executa novamente o mesmo software que analisa as solicitações de matricula (2ª ANÁLISE DE MATRICULA). Nesta fase o sistema irá matricular os alunos de acordo com a seguinte ordem de prioridade: 1 – Alunos que tenham vagas reservadas para o seu curso e turno. 2 – Alunos que possuem a disciplina na grade curricular do seu curso e que NÃO tenham vaga reservada, caso haja sobra de vaga. Dentro de cada grupo prioritário, a ocupação das vagas obedece os critérios de classificação definidos pelo RAG. Nesta fase, NÃO será concedido matricula em disciplinas que NÃO são do currículo do aluno (disciplinas opcionais).

 

3ª FASE – VIA SIGA:

Logo após a 2ª Análise de Matricula, é aberto novo período de alguns dias novamente para MATRICULA PELO SIGA. Nesse período, aparecerá no SIGA do aluno o resultado das solicitações de matricula feitas na 2ª Fase: em quais disciplinas foi concedido a matricula e em quais disciplinas a matricula foi negada. No caso de ter sido negada, haverá uma mensagem informando o porquê da negativa (seja qual for o motivo da negativa (mesmo ‘excedente’), se o aluno ainda quiser matricula naquela disciplina, deverá solicitá-la NOVAMENTE nesta fase.  Durante esta fase, o aluno poderá solicitar matricula em disciplinas adicionais, ou CANCELAR a matrícula em disciplinas que tenha conseguido na 1ª ou 2ª Fase.

Nos dias seguintes ao prazo estipulado para a 3ª Fase, o CGCO executa novamente o mesmo software que analisa as solicitações de matricula (3ª ANÁLISE DE MATRICULA). Nesta fase o sistema irá matricular os alunos de acordo com a seguinte ordem de prioridade: 1 – Alunos que tenham vagas reservadas para o seu curso e turno. 2 – Alunos que possuem a disciplina na grade curricular do seu curso e que NÃO tenham vaga reservada, caso haja sobra de vaga. 3 – Alunos que NÃO possuem a disciplina na grade curricular do seu curso e que NÃO tenham vaga reservada, caso haja sobra de vaga (BOLSÃO). Dentro de cada grupo prioritário, a ocupação das vagas obedece os critérios de classificação definidos pelo RAG.

 

ETAPA FINAL: AJUSTES DE MATRICULA NA COORDENAÇÃO DO CURSO:

Começando cerca de 01 semana antes do início das aulas e indo até uma semana após o início das aulas, é ainda possível fazer ajustes adicionais na matricula solicitando à Coordenação do Curso do BACH, caso o aluno ainda não tenha conseguido matricula no número de disciplinas que precisava. É importante que o aluno não deixe para solicitar sua matrícula em disciplinas somente nesta etapa final, porque as vagas podem acabar nas etapas via SIGA, e o aluno somente conseguirá fazer a matrícula na Coordenação em disciplinas em que ainda tenham sobrado vagas.

 

COINCIDÊNCIA DE HORÁRIOS:

Somente é permitida a coincidência de horários entre 2 (duas) únicas disciplinas quando estiver faltando ao discente menos do que 20% (vinte por cento) da carga horária para a integralização do seu curso e desde que haja a possibilidade de frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária semanal em cada uma dessas disciplinas (RAG, Art. 23 ,§ 1º). A autorização da coincidência de horários deve ser solicitada ao Coordenador do Curso, que pode autorizá-la ou não. Se autorizar, ele terá que lançar uma justificativa formal no SIGA para permitir a coincidência.

 

Veja também: Orientações de matrícula Contagem de Horas, Passo-a-Passo da Matricula Pelo Siga.