UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Formatura

Você está em: Para Alunos > Formatura

A formatura no curso acontece depois que o aluno concluiu com êxito todos os requisitos para a conclusão do curso.

 

No início de seu último semestre no curso, o aluno deve ir à Coordenação do BACH para realizar a INSCRIÇÃO NA COLAÇÃO DE GRAU e DECLARAR A SUA OPÇÃO DE CURSO DE 2º CICLO. A inscrição na colação de grau é a declaração formal do aluno avisando a instituição de que pretende colar grau ao final daquele semestre. O período para a inscrição é estipulada no Calendário Acadêmico da Graduação da UFJF.

 

Ao final do semestre, se o aluno concluiu de fato todos os requisitos, estará apto para colar grau. Se foi reprovado em algum componente, deve se matricular nela novamente no semestre seguinte e realizar novamente a inscrição na colação de grau no semestre seguinte.

 

A UFJF costuma promover uma Cerimônia de Colação de Grau Unificada, após o final do período letivo, que reúne os formandos da UFJF para uma cerimônia de formatura. Geralmente é realizada de noite, no Cine-Theatro Central, e o diploma entregue para o aluno na própria cerimônia. A UFJF costuma disponibilizar uma beca para o aluno usar, um número de convites para terceiros assistirem a cerimônia e um serviço de fotografia. O local e datas são divulgadas em notícia no portal da UFJF: www.ufjf.br/portal/. O evento é organizado pelo setor de Eventos e Cerimonial da Diretoria de Imagem da UFJF, que fica localizada no Prédio da Reitoria, no Campus da UFJF, ao lado da Central de Atendimento.

 

Para participar da cerimônia de colação de grau o aluno deve ter realizado a inscrição na colação de grau no início do semestre da formatura, e ter cumprido todos os requisitos para a conclusão do curso e até o final do semestre. Ainda é necessário regularizar qualquer pendência (empréstimo de livros e multas) com a Biblioteca da UFJF.