UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Atendimento psicológico

Você está em: Psicologia > Atendimento psicológico

help-3049553_960_720

Como é o atendimento psicológico oferecido pelo Setor de Apoio Estudantil?

Trata-se de um serviço que visa auxiliar os estudantes de graduação no enfrentamento de problemas pontuais de natureza psicológica que têm comprometido seu desempenho acadêmico e/ou vivência acadêmica. Mediante o diálogo com o profissional de Psicologia, as sessões de atendimento psicológico possibilitam que o discente se sinta acolhido, elabore suas dificuldades e busque saídas para as situações que vivencia.

 

O atendimento psicológico é terapia?

Não. Embora tenha evidentemente finalidade terapêutica, o atendimento psicológico oferecido pelo Setor de Apoio Estudantil não se constitui como psicoterapia no sentido estrito. Afinal, trata-se de uma modalidade de serviço psicológico que não pode contar com o aprofundamento e o tempo requeridos num tratamento psicoterápico. Caso o estudante necessite desse tipo de tratamento, o profissional de Psicologia fará o encaminhamento devido.

 

Como saber se preciso de atendimento psicológico?

Sentir-se ansioso, triste, indeciso, estressado, com falta de concentração, ter problemas de relacionamento, passar por algum trauma, estar com a auto-estima baixa, e tudo isso ter como consequência dificuldades em alguma disciplina são situações que podem fazer parte da vida de qualquer aluno. O fato de você vivenciá-las de vez em quando não significa que esteja necessariamente precisando de ajuda. Contudo, se perceber que essas coisas têm acontecido com muita frequência, comprometendo seu rendimento nas disciplinas e/ou sua vivência acadêmica, você deve considerar a possibilidade de solicitar atendimento psicológico.

 

Como posso solicitar atendimento?

Acesse o SAU Aluno, abre um novo ticket e preencha os campos solicitados no formulário. Em até 72 horas o profissional pelo qual você optou responderá sua solicitação. O serviço está condicionado à disponibilidade de vagas e horários dos profissionais, mas pode ser solicitado a qualquer momento exclusivamente pelo SAU. Os atendimentos ocorrem na nova sede administrativa do campus (Rua São Paulo, 745, quase em frente à Confeitaria Prado). A duração das sessões bem como o tempo de acompanhamento variam de acordo com a demanda apresentada pelo aluno e o método de trabalho utilizado por cada profissional.

 

Gostaria de ser atendido(a), mas tenho vergonha.

É preciso diminuir o preconceito que ainda existe ao procurar ajuda psicológica e para isso só há um meio: informação. Os atendimentos são realizados tendo o sigilo garantido pelos profissionais da Psicologia. Além disso, ao se formar, todo profissional se compromete a seguir o Código de Ética do Psicólogo, que, em seus três primeiros artigos, afirma que:

I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

III. O psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural.

Portanto, a Psicologia, com suas técnicas desenvolvidas a partir do conhecimento científico, pode realmente ajudar as pessoas e os coletivos a viverem melhor. Se você considera que sua permanência na universidade pode ser comprometida pelas dificuldades emocionais que tem vivenciado atualmente, não hesite em solicitar atendimento. Não lidar com os próprios problemas poderá torná-los ainda maiores. 

 

Estou precisando de um documento que comprove que estou enfrentando problemas de natureza psicológica. Como posso obter?

O laudo psicológico é um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica, tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico, para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos. A concessão de laudos e pareceres psicológicos só é realizada após algumas sessões de atendimento psicológico. Cada profissional trabalha com um número mínimo de sessões para a concessão do documento.

 

Os psicólogos do Setor de Apoio Estudantil podem conceder atestado?

Sim. O Atestado psicológico é um documento expedido pelo psicólogo que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade: a) afirmar como testemunha, por escrito, a informação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, aos fins expressos por este; b) justificar faltas e/ou impedimentos do solicitante, atestando-os como decorrentes do estado psicológico informado; c) solicitar afastamento e/ou dispensa do solicitante, subsidiado na afirmação atestada do fato, em acordo com o disposto na Resolução nº 015/96 do Conselho Federal de Psicologia.

Setor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva – Campus GV