UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: O Setor > Apresentação

O Setor de Apoio Estudantil foi criado em agosto de 2014, após a integração de dois profissionais de Psicologia ao quadro dos servidores técnico-administrativos em educação do Campus GV. Ao longo dos anos, o setor foi recebendo profissionais das áreas de Pedagogia e Serviço Social a fim de contemplar as diferentes dimensões da assistência estudantil e, por conseguinte, oferecer um atendimento mais amplo, capaz de contemplar diferentes necessidades dos estudantes do Campus GV, especialmente daqueles que apresentam algum tipo de vulnerabilidade. Atualmente, o setor conta com dois psicólogos, uma pedagoga e três assistentes sociais.

 

Embora cada servidor seja responsável por desenvolver atividades específicas no âmbito das atribuições de sua categoria profissional, a lógica de funcionamento do setor é interdisciplinar. A fim de cumprir a missão de oferecer assistência integral ao estudante, os profissionais realizam projetos, eventos e ações que articulam o atendimento nas três dimensões presentes atualmente no setor: pedagógica, psicológica e socioassistencial. Além disso, os profissionais promovem encaminhamentos entre si ao perceberem a necessidade ou demanda pelo atendimento de outro profissional.

 

Desde sua implantação, o setor funciona em articulação com a Pró-reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (Proae), órgão que gerencia toda a política de assistência ao estudante no âmbito da UFJF. Na estrutura administrativa do Campus GV, o Setor de Apoio Estudantil encontra-se vinculado à Gerência de Graduação e Apoio Estudantil e à Coordenação Acadêmica do campus.

Setor de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva – Campus GV