UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

TCC

Você está em: Sobre o curso > TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE BACHARELADO EM ARTES VISUAIS (TCC)

Das Disposições Preliminares

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório para a conclusão do curso de Bacharelado em Artes Visuais e do segundo ciclo do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design e não pode ser substituído por outra atividade.

O TCC é individual e será de caráter teórico ou teórico/prático, possibilitando ao aluno articular conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Bacharelado em Artes Visuais.

 

Da Realização do TCC

O aluno do Bacharelado em Artes Visuais deverá ser apresentar um pré-projeto de pesquisa ao realizar a disciplina de Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais. No caso do aluno do segundo ciclo do curso de Bacharelado em Artes Visuais, o pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado no início do primeiro semestre.

Este pré-projeto será elaborado conforme modelo próprio do IAD, onde constará indicação, feita pelo aluno, de um orientador para o TCC, que obrigatoriamente deverá ser um dos docentes vinculados ao curso de Artes Visuais.

O aluno poderá ter um professor coorientador que, somente nesse caso, poderá estar vinculado a outro curso do Instituto de Artes e Design ou da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O aluno deverá encaminhar ao coordenador do curso um termo de aceite emitido pelo professor orientador e pelo coorientador, quando for o caso, que se dispuser a orientar.

Compete ao Professor Orientador:

I – Colaborar com o estudante na elaboração do programa das atividades a serem desenvolvidas.

II – Acompanhar o desenvolvimento das atividades programadas.

III – Presidir a banca de exame de TCC do qual for orientador.

 

Do Exame de TCC

O aluno deverá estar matriculado na disciplina ART314 – TCC oferecida no terceiro período do curso para proceder a defesa do TCC.

O trabalho final de conclusão de curso deverá seguir as normas estabelecidas pela ABNT e deverá ter no mínimo 40 laudas tamanho A4, incluído a referência bibliográfica, impressas em espaço duplo.

A folha de rosto do TCC deverá conter:

I – No alto da página, em três linhas: Universidade Federal de Juiz de Fora, Instituto de Artes e Design, Curso de Bacharelado em Artes Visuais.

II – No centro da página: o título do trabalho e abaixo o nome do autor.

III – Na parte inferior, com recuo 4 à direita da página: Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Artes Visuais sob orientação de (nome do professor).

IV – No rodapé da página: cidade (Juiz de Fora) e ano.

No caso de trabalho teórico/prático a aluno deverá apresentar, além da monografia, um portfólio ou livro de artista com todos os registros de imagens e anotações do processo de pesquisa poética, bem como, a produção final de sua pesquisa prática. O formato e meios desse material ficará a critério do aluno e do coordenador e deverá responder às demandas e especificidades da própria pesquisa.

O aluno deverá apresentar a elaboração final de TCC em um prazo de até 20 (vinte) dias antes da data marcada para a defesa, que deverá ocorrer dentro do período letivo conforme calendário acadêmico da UFJF. A elaboração final do TCC deverá ser entregue em 03 (três) vias à secretaria do Departamento de Artes e Design.

A definição da data de defesa e da composição da Banca será de responsabilidade do aluno e do seu orientador.

A composição da Banca Examinadora apenas poderá ser encaminhada à secretaria do Instituto de Artes e Design uma vez constatada a disponibilidade dos membros na DATA e HORÁRIO propostos. A consulta e confirmação desta disponibilidade ficará sob a responsabilidade do aluno e de seu orientador, sendo encaminhado à secretaria em formulário próprio.

A indicação/reserva, bem como a disponibilidade do local para a realização do exame em área interna ou externa ao IAD, é de responsabilidade do aluno/orientador e deverão ser informadas à secretaria do IAD no mesmo formulário de composição de banca.

 

Da Defesa

Seguindo critérios estabelecidos pelo Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) da UFJF, a banca examinadora deverá constar de três membros. Ao menos dois professores membros da banca deverão ser vinculados ao curso de Artes Visuais, sendo um deles o orientador que presidirá a Banca.

A apresentação do TCC deverá seguir o seguinte roteiro:

I – Exposição do trabalho pelo aluno.

II – Comentário dos membros da banca sobre o trabalho em questão com direito a réplica do aluno, caso solicitado.

III – Avaliação conjunta feita pelos membros da banca (sem a presença do aluno).

IV – Leitura pública da nota e comentários finais.

V – Redação de ata feita pelo orientador e assinada por todos os membros da banca.

A Banca Examinadora avaliará o relatório escrito e o desempenho do candidato na arguição, emitindo parecer em ata como:

I – Aprovado

II – Reprovado

O aluno aprovado deverá encaminhar à coordenação do curso a versão final em uma via digital e uma via impressa encadernada, para a biblioteca, no prazo máximo de uma semana.

 

Das Disposições finais

Os casos omissos deverão ser definidos pelo coordenador do curso, em consulta ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Bacharelado em Artes Visuais.

Bacharelado em Artes Visuais