Fechar menu lateral

Funalfa incentiva cidadão a olhar e fotografar a cidade

Como parte da programação do Mês do Patrimônio, a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), lança na próxima segunda-feira, 16, a campanha “Registre patrimônio”, que incentiva a população a fotografar o patrimônio cultural de Juiz de Fora. Os cliques podem destacar aspectos arquitetônicos, históricos, celebrações, tradições, ofícios e tudo que reforce os laços de afetividade, incluindo bens materiais e imateriais, localizados em qualquer região da cidade.
A participação é aberta a pessoas de todas as idades e todos os bairros. Os interessados em aderir à ação devem postar no feed do Instagram pessoal fotos atuais ou de arquivo, marcando @funalfacultura. A ideia é, após curadoria, repostar as imagens que forem compartilhadas até 19 de agosto – Dia Mundial da Fotografia.
Conforme a historiadora do Departamento de Memória e Patrimônio Cultural (Dmpac) da Funalfa, Carine Muguet, o objetivo da ação é despertar o olhar do cidadão para o espaço urbano e as diversas expressões culturais que, muitas vezes, passam despercebidos em meio à correria do dia a dia. Vale ressaltar que o patrimônio cultural não se restringe apenas aos bens tombados ou registrados oficialmente.
“O conceito de patrimônio é mais abrangente e envolve tudo aquilo que o cidadão considera parte da memória e que é referência de pertencimento, como determinados espaços, tradições e experiências,” observa Carine, que é supervisora de Pesquisa Memória e Educação Patrimonial.
Fotografia Funalfa 2021