Professores abordam aspectos teóricos sobre design em novo livro

Professor

‘O design abarcou tudo e está em todos os lugares’, afirma professor da UFJF Frederico Braida, um dos autores do livro

“Por que Design é Linguagem?”. A pergunta instigou pesquisas de dois professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Frederico Braida e Vera Nojima e originou livro intitulado com o mesmo questionamento. O design é muito mais do que um conceito, “é uma ideologia, visão de mundo, forma de representação”, resume Braida. O lançamento do livro ocorre nesta quinta-feira, 27, na Galeria Guaçui, no Instituto de Artes e Design da UFJF, às 16h.

Conforme Braida, docente do Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da UFJF, o livro pode colaborar para a formação de alunos de cursos como arquitetura e urbanismo, artes e design e comunicação. “Isso porque entendemos o design de forma muito ampla. É um conceito sobre um movimento que permite que tudo seja projetado. O design abarcou tudo e está em todos os lugares. Nossa contribuição é discutir esses aspectos teóricos, seja pela semiótica, comunicação, entre outros campos.”

Um dos objetivos do livro é esclarecer em que sentidos são legítimos os usos do termo “linguagem” em relação ao design. “As abordagens dentro do campo do design nem sempre têm tratado o termo ‘linguagem’ com o cuidado e com a precisão requeridos, ou então, repetem-se os modelos que propõem adaptações simplistas e mecanicistas dos conceitos desenvolvidos dentro do campo da linguística”, afirmam os autores no texto de apresentação da obra.

“Inserimos a linguagem de duas formas: como a língua propriamente dita, que até tentamos desvincular, e como um processo de comunicação”, diz Braida, acrescentando que a publicação é fruto de pesquisa iniciada em 2006, quando iniciou o mestrado orientado por Vera Nojima, professora do  Departamento de Artes e Design da PUC-RJ. “Desde então, pensamos e estudamos essas questões.”

O lançamento do livro integra a programação do 1º Seminário de Pesquisa em Artes, Cultura e Linguagem, organizado pelo Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagem, do Instituto de Artes e Design da UFJF. Programação completa do seminário.

Autores

Frederico Braida é pós-doutorando, doutor e mestre em Design pela PUC-Rio e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído da UFJF e professor adjunto do Departamento de Projeto, Representação e Técnica da Faculdade de Engenharia da UFJF. É líder do Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões

da Arquitetura, Urbanismo e Design.

Vera Lúcia Nojima é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). É professora associada da PUC-Rio. Coordena o Laboratório de Comunicação no Design e é responsável pelo Núcleo de Estudos Design-Linguagens-Transversalidade e pela editoria do periódico digital “Tríades em Revista”.

por-que-design-e-linguagem-

Obra será lançada nesta quinta, 27, durante seminário no IAD

Lançamento do livro “Por que Design é Linguagem?”
Autores: Frederico Braida (Departamento de Arquitetura da Faculdade de Engenharia da UFJF) e Vera Lúcia Nojima (Departamento de Artes e Design da PUC-Rio)
Editora: Rio Book’s
Data: 27 de novembro, quinta-feira
Local: Galeria Guaçui, no Instituto de Artes e Design da UFJF