Pesquisador espanhol abre seminário sobre memória e mídias digitais no Mamm

Daniel Escandell - pesquisador espanhol Foto Divulgação

Daniel Escandell é especialista em linguagem nos meios digitais (Foto: Divulgação)

As relações entre tecnologia, memória e informação tomam o centro dos debates no seminário Narrativas, memória e mídias digitais que acontecerá quinta e sexta-feira, dias 20 e 21, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com entrada franca. A palestra de abertura, na quinta-feira, às 15h, Memórias e narrativas digitais, será ministrada pelo professor da Universidade de Salamanca (Espanha), Daniel Escandell Montiel.

Até esta quarta-feira interessados ainda podem se inscrever gratuitamente na página do seminário. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade, Memória e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF. Os participantes inscritos receberão certificados.

Literatura na rede

Autor do livro “Escrituras para el siglo XXI- Literatura e blogosfera” (Nuevos Hispanismos, 2014), Montiel é uma das autoridades sobre linguagem nos meios digitais. Partindo da análise de casos de sucesso de obras ficcionais em língua espanhola, demonstra como na verdade as “blogonovelas” e as “blogofiçcões” constituem-se em um ramo novo do campo das letras, com gênero e estilos próprios, não sendo, como às vezes se pensa, um mero texto que poderia ser impresso transportado para plataforma digital. Além disso, em sua obra, o pesquisador cataloga e busca definir os aspectos mais representativos do fenômeno da literatura “bloguística”.

Também serão debatidos, na sexta-feira, temas como: a produção de conteúdo nas mídias sociais por seus usuários e seu caráter documental e memorialístico na mesa Memórias, narrativas e redes socias; os métodos de pesquisa e coleta de depoimentos, apresentados pela Comissão Municipal da Verdade, na mesa Memórias, depoimentos e narrativas; e a forma e conteúdo das narrativas nos veículos de comunicação na mesa Narrativas, memórias e mídias.

De acordo com uma das organizadoras do seminário, a consultora em memória social Rosali Henriques, um dos propósitos do evento é refletir sobre os rumos e a atual circunstância das formas de registro documental nos meios de comunicação e, sobretudo, na internet.

O Mamm fica localizado na rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade.

Outras informações: (32) 3229-7650 (Mamm-UFJF)

Acompanhe a UFJF nas mídias sociais: Facebook | Twitter | Instagram | YouTube | Soundcloud

Compartilhe: