Livro sobre design e seus signos será lançado nesta segunda-feira na 10ª Semad

Tríades do design - livro - Frederico Braida

Libro é indicado para alunos de graduação, pós-graduação e professores da área (Foto: Divulgação)

Mesmo atuando em diferentes áreas do saber, Peirce foi um marco para os estudos semióticos, sendo um dos fundadores da teoria contemporânea. Para ele, somente pensamos por meio de signos. No livro “Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função”, os autores, os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Frederico Braida e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Vera Lúcia Nojima, afirmam que o design também deve ser visto como um processo de representação e mediação de nossa intervenção no mundo. O lançamento da obra acontece nesta segunda-feira, dia 17, às 17h30, na Galeria Guaçui, localizado no prédio do Instituto de Artes e Design (IAD) no campus de Juiz de Fora.

Este lançamento faz parte da programação da 10ª Semana de Artes e Design (Semad) da UFJF. Segundo Braida, o livro adota “uma postura que reconhece o design na sua transversalidade e tem, no próprio campo, bem como nas ciências das linguagens, na semiótica e na comunicação, os aportes teóricos para a investigação do design como fenômeno de linguagem”.

Em razão de sua abordagem didática, o livro é apontado como uma ferramenta acadêmica, indicado para alunos de graduação, pós-graduação e professores. Após o lançamento, “Tríades do Design: um olhar semiótico sobre a forma, o significado e a função”, estará a venda com 10% de desconto. O preço de capa é R$35. Os interessados ainda podem encontrar a obra no site da editora Rio Book’s

Os autores

Frederico Braida é doutor e mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atulamente, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (Proac/UFJF).

Vera Lúcia Nojima é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordena o Laboratório de Comunicação no Design (LabComDesign) e é responsável pelo Núcleo de Estudos Design-Linguagens- Transversalidade e pela editoria do periódico digital “Tríades em Revista”.

Outras informações: (32) 2102-3350 (Instituto de Artes e Design-UFJF)