“Minas Território da Cultura” reúne especialistas na UFJF

Prédio Itamar Franco - Engenharia   (Foto: Gabi Müller)

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo irão expor seus trabalhos no saguão do Edifício Itamar Franco (Foto: Gabi Müller)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, sediará o “Minas Território da Cultura” nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11. O programa, do governo estadual, visa a descentralização da ação cultural, tendo como objetivo promover o desenvolvimento regional por meio da cultura, valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas, promover a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural, dentre outros.

Entre os palestrantes estão a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, a superintendente de Interiorização da Secretaria de Estado da Cultura, Manuella Machado, e o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG), Joel Campolina. O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição prévia.

No primeiro dia, das 18h às 21h, haverá coleta de dados biométricos de arquitetos e urbanistas da região e palestras sobre arquitetura moderna na Zona da Mata com o professor da UFJF, Mauro Campello, e exposição institucional sobre o CAU, com a gerente técnica de Fiscalização do CAU/MG, Vera Carneiro.

No dia 11, às 10h, os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo irão expor seus trabalhos no saguão do Edifício Engenheiro Itamar Franco na Faculdade de Engenharia. De acordo com o professor Campello, há a possibilidade de esta exposição tornar-se itinerante, seguindo para todas as cidades em que o programa for realizado. “Esta iniciativa visa estimular estudantes e professores a participarem do programa.”

Ao longo do dia serão realizadas quatro dinâmicas territoriais, com ações voltadas para a discussão e a difusão de políticas públicas de cultura, como: mecanismos de financiamento, programas de fomento e cultura e urbanismo. O encontro que abrirá o ciclo de dinâmicas tem como objetivo difundir as competências da Superintendência de Museus e Artes Visuais para auxiliar os municípios em iniciativas particulares, como abertura e manutenção de museus.

As demais palestras abordar/ao o funcionamento do Sistema Estadual de Cultura, a Metodologia de Atendimento Integrado e Sustentável (Mais) e Projetos Territoriais. No encerramento, haverá um seminário voltado para empresários para fomentar o investimento em cultura. Para o professor Campello, “o evento marca o reconhecimento do Departamento de Arquitetura e Urbanismo como espaço de cultura”. Ele ainda destaca a importância da participação da UFJF e da presença de professores e estudantes da instituição.

Acesse aqui a programação completa do Minas Território da Cultura – Zona da Mata – Juiz de Fora

Outras informações: (32) 2102-3403/ 3428 (Departamento de Arquitetura e Urbanismo)

Arquitetura e Urbanismo – UFJF