Projeto do Mestrado em Ambiente Construído será apresentado em Portugal

O Mestrado em Ambiente Construído da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estará representado no 2º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono, que acontecerá entre os próximos dias 13 e 15, em Lisboa, Portugal. A professora da Engenharia Civil, Maria Aparecida Steinherz Hippert, apresentará os resultados do estudo que analisa as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) de Juiz de Fora.

Por meio da análise de 29 das 58 Uaps existentes na cidade, em 2011, foram pesquisadas as manifestações patológicas e sua relação com as etapas anteriores ao estudo. “Os resultados apontam a presença de uma série de problemas devido à adaptação de uma edificação para finalidade diversa da inicialmente prevista, bem como uma série de patologias referentes à etapa de uso e manutenção”, explica a docente.

Segundo Maria Aparecida, no estudo constam recomendações para novos projetos de uso e manutenção dos espaços existentes. Como exemplo cita os cuidados a serem observados em pisos cerâmicos. Os estudos começaram em 2010, e foram realizados em conjunto com a bolsista de Iniciação Científica, Mariana Coutinho, e o mestrando Thiago Araújo, que defendeu o tema como sua tese de mestrado, no ano passado.

Para Maria Aparecida, ter o projeto aprovado para apresentação no Congresso pode dar mais visibilidade ao mestrado. “A aprovação mostra que estamos no caminho certo. É uma oportunidade para contatos, visto que nesses espaços a gente conhece profissionais que atuam em áreas semelhantes. É importante levar o nome da Universidade.”

O evento

O 2º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono aborda o tema “Habitação, cidade, território e desenvolvimento”, com análises urbanas, territoriais e ambientais, considerando seu papel como meio de desenvolvimento socioeconômico de diversos países. Além dos debates, será realizado workshop de apresentação e discussão sobre alguns dos temas do congresso.

Saiba mais sobre o 2º Congresso Internacional da Habitação no Espaço Lusófono

Outras informações: (32) 2102-3405 (Mestrado em Ambiente Construído)

Mestrado em Ambiente Construído – UFJF