UFJF participa de jornada sobre biblioteca digital na Argentina

biblioteca (Foto: Marcelo Viridiano)

Plataformas on-line já estão disponíveis (Foto: Marcelo Viridiano)

O uso cada vez mais constante das novas tecnologias e das plataformas digitais para difusão e aquisição de conteúdos e conhecimento é um recurso de grande importância para o desenvolvimento científico dentro das instituições de ensino. Consciente disto, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi uma das pioneiras no Brasil a investir na contratação de Bibliotecas Virtuais e Banco de Dados, além de ser a primeira do país a efetivar a compra de tablets para empréstimo a alunos e funcionários. Só em 2012 foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 451 mil para a implementação de um novo conceito em difusão do conhecimento.

E para para compartilhar as experiências da UFJF em relação à implementação das bibliotecas virtuais, a coordenadora do Centro de Difusão do Conhecimento, Adriana Aparecida de Oliveira, participa da 10ª Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitária, que está sendo realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, em Buenos Aires, Argentina.

Esta é a primeira vez que Adriana participa da jornada e também é a sua estreia com o artigo “A aquisição de livros digitais nas Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora: um novo tempo para a formação acadêmica”. A coordenadora explica que o objetivo do texto é fazer um relato dessa experiência que teve início ainda este ano, “contar como foi a aquisição e a implantação das plataformas, como e onde foram realizados os investimentos disponibilizados em 2011, além de esclarecer a aplicação dos recursos que ainda está acontecendo”.

Ela enfatiza que as virtualizações estão sendo colocadas em prática para atender à demanda de disponibilizar um número maior de exemplares de diversos títulos, não só em papel. “A solução encontrada foi a aquisição, além de títulos impressos, de livros digitais. Desta forma, seria solucionado parte do problema de disponibilidade de espaço físico e seria possível atender com a mesma eficiência os polos de Educação a Distância.”

Além da presença da coordenadora Adriana de Oliveira, o Brasil será representado por bibliotecários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet) e da Biblioteca Nacional.

A jornada é um evento realizado anualmente desde 2003, que reúne bibliotecários de toda a Argentina e de outros países, como o Brasil. O evento é organizado pela Rede de Bibliotecas de Universidades Privadas (entre elas, a anfitriã de 2012, Universidad Argentina de la Empresa), Universidade de Buenos Aires, Universidade Nacional da Patagonia Austral e a Universidade Nacional de Villa María.

Adriana Oliveira (biblioteca) - (Foto: Alexandre Dornelas)

Adriana apresentará, no evento, o artigo “A aquisição de livros digitais nas Bibliotecas da Universidade Federal de Juiz de Fora: um novo tempo para a formação acadêmica” (Foto: Alexandre Dornelas)

Em sua décima edição, a jornada traz entre os temas de interesse e discussão a Web 2.0 e as bibliotecas universitárias; Coleções e livros digitais; Capacitação e desenvolvimento de habilidades informacionais; Direitos do autor e legislação; Usuários da informação; Serviços de informação; Repositórios acadêmicos e livre acesso; Perfil e competências profissionais e Educação e formação profissional.

Bibliotecas Virtuais já estão disponíveis

As plataformas on-line já estão disponíveis e a base de dados pode ser acessada de qualquer computador com internet, basta ter o login e a senha utilizados no Siga. Já os tablets foram comprados e, segundo a coordenadora do CDC, Adriana de Oliveira, estarão à disposição de alunos, professores e servidores a partir de 2013. Ela também esclarece que os equipamentos serão emprestados no mesmo sistema dos livros de papel; o interessado deve ter cadastro no Siga e só poderá ficar com o tablet dentro das dependências da biblioteca.

Outras informações: (32) 2102-3761 (Centro de Difusão do Conhecimento/Biblioteca Central)

Centro de Difusão do Conhecimento