O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da UFJF lança nesta sexta-feira, dia 30, o livro “No berço da noite: religião e arte em encenações de subjetividades afrodescendentes”. O evento ocorre às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).
Organizado pelo professor da Faculdade de Letras, Edimilson de Almeida Pereira, e pelo professor do Departamento de Ciências da Religião, Robert Daibert Júnior, o livro conta com 11 artigos, escritos por pesquisadores da UFJF e de universidades federais da Bahia, Rio Grande do Sul e São João Del-Rei.
De acordo com Daibert Júnior, os capítulos abordam as relações entre a vida pessoal e as práticas sociais de personagens importantes para a vida social brasileira no campo das artes e das práticas religiosas. Cada artigo é baseado na história de vida de artistas como o ator Mário Gusmão, a escritora Rosa Egipcíaca, o artista plástico Bispo do Rosário, a cantora Clara Nunes e o poeta Salgado Maranhão. Pereira explica o motivo da escolha dos personagens. “A trajetória individual desses artistas e seus feitos foram considerados exemplares em suas profissões”.
Sobre o “berço da noite”, o autor afirma que há dois sentidos ocultos no título: um aborda metáforas sobre o escuro da noite associado à cor da pele. O outro sentido abrange a noite como enigmática, misteriosa e caótica, porém, de forma positiva: “A noite é caótica, mas é do caos que se origina o mundo. O caos é o lugar do começo, da origem e da criação”, diz.
A publicação terá distribuição gratuita para os alunos do curso, professores e bibliotecas de escolas municipais e estaduais, já que foi financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi). A venda para os demais será no dia lançamento e depois, na sede do Neab.
O livro é o segundo volume publicado pelo Neab. Em 2010, o núcleo de estudos e a Editora da UFJF publicaram o livro “Depois, o Atlântico: modos de pensar, crer e narrar na diáspora africana”.
Ficha técnica
No berço da noite: religião e arte em encenações de subjetividades afrodescendentes
Autores: Bárbara Simões, Edimilson de Almeida Pereira, Fabrício Tavares de Moraes, Florentina Souza, Gabriela dos Reis Sampaio, Jeferson Bacelar, Luiz Mott, Patrícia Ribeiro, Regina Célia Lima Xavier, Robert Daibert Júnior e Silvia Maria Jardim Brügger.
Editora: Selo Mamm, Juiz de Fora.
O Mamm fica na Rua Benjamin Constant 790 e a sede do Neab fica na Avenida Barão do Rio Branco 3.460.
Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm)
Contato com o Neab: neab.reitoria@ufjf.edu.br