Alunas e docente do Mestrado em Ambiente Construído realizam exposição fotográfica

aaa

Antiga estação ferroviária da cidade de Goianá (Foto: www.estacoesferroviarias.com.br)

O ramal da antiga estrada de ferro Leopoldina, que ligava Juiz de Fora a Furtado de Campos, extinto na década de 1980, é o tema da exposição fotográfica que será inaugurada nesta sexta-feira, dia 6, no Centro Cultural de Goianá, às 19h.

Intitulada “O (in) esquecido ramal da Leopoldina – de Juiz de Fora a Furtado de Campos”, é o resultado inicial da pesquisa que vem sido desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído (Proac) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do trabalho conjunto das alunas do mestrado, Angelica Moreira Costa e Camila Campos Grossi Brasil, e do professor José Alberto Barroso Castañon.

Segundo o docente, a iniciativa partiu de um edital da Prefeitura de Goianá para atividades culturais e permitiu que os trabalhos desenvolvidos no campus fossem exibidos à população. Além disso, Goianá foi uma das cidades servidas pelo extinto ramal, o que reforça a escolha do local como sede da exposição. Castañon ressalta que a pesquisa fotográfica e documental cria uma situação comparativa: “O antigo ramal, em funcionamento, e a atual situação de abandono do trecho”.

O público interessado em conferir a pesquisa documental e fotográfica poderá visitar o espaço entre os dias 7 de julho e 3 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada franca.

Mestrado em Ambiente Construído

O Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído foi criado há três anos e destina-se aos alunos graduados em Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Com duração de um a dois anos, possui três principais linhas de pesquisa: Projeto do Ambiente Construído, Técnica do Ambiente Construído e Gestão do Ambiente Construído. O programa tem como base as questões da sustentabilidade e da habitabilidade, suas expressões e suas particularidades.

O Centro Cultural de Goianá fica localizado na Avenida 21 de dezembro 810.

Outras informações: (32) 3274-5783 (Centro Cultural de Goianá)

(32) 2102-3405 (Mestrado em Ambiente Construído)

Mestrado em Ambiente Construído