UFJF disponibiliza três serviços de bibliotecas virtuais com vasto acervo multidisciplinar

O acervo com a variedade multidisciplinar de obras oferece importante apoio bibliográfico a todos os cursos de graduação (Foto: Alexandre Dornelas)

A UFJF adquiriu os direitos de uso de seis plataformas on-line para acesso a acervos virtuais, como e-books, monografias, periódicos e artigos em todas as áreas do saber. Entre elas, três têm o seu acervo constituído de conteúdo multidisciplinar: Biblioteca Virtual 2.0 Pearson, ABNT Coleção e JSTOR. A aquisição, que representa um investimento de R$ 451 mil, tem o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento acadêmico por meio de bibliografias atualizadas e, ao mesmo tempo, suprir a limitação de armazenamento físico das bibliotecas.

O acervo com a variedade multidisciplinar de obras oferece importante apoio bibliográfico a todos os cursos de graduação. Com o fornecimento de e-books os alunos podem ter acesso direto e simultâneo aos livros que precisam estudar, evitando a dificuldade, por exemplo, de não encontrar o livro na biblioteca por estar emprestado para outra pessoa. Atualmente é possível acessar todo o conteúdo das bases de dados contratadas através de qualquer computador ligado à rede de computadores da UFJF: infocentros, laboratórios de informática ou qualquer outro computador ligado a este servidor.

O sistema de wi-fi, que está em fase de implementação no campus, permitirá em breve que qualquer dispositivo eletrônico pessoal como laptops, Ipads e celulares possa acessar os conteúdos das bibliotecas virtuais.

Bibliotecas Virtuais: um instrumento de poder

Segundo o pesquisador e professor da Faculdade de Comunicação, Paulo Roberto Figueira Leal, o uso de plataformas eletrônicas de pesquisa é um recurso de grande relevância para o desenvolvimento dos estudos científicos produzidos na universidade. “É fundamental entender que nossa era de conhecimentos digitais é tanto mais ampliada quanto melhor acesso temos a essas bases de informação bibliográfica. Temos nessas informações a porta de entrada para fazer a revisão bibliográfica dos assuntos – que é a base para para qualquer trabalho científico”.

Usuária de sistemas de consulta online, a aluna do sexto período de Engenharia Civil e integrante do Programa de Educação Tutorial (PET-Civil), Fernanda Moreira da Cunha considera que o “uso desse tipo de plataforma é muito importante”. “Nossa pesquisa no PET fala de Métodos dos Elementos Finitos e envolve várias áreas de conhecimento, o que torna essencial ter uma vasta bibliografia com fontes de todo o mundo. Com as bibliotecas digitais nós temos acesso a uma grande quantidade de informações atualizadas, que são fundamentais para nossas pesquisas.”

Para Fernanda, a ampliação dos serviços de bases de dados e bibliotecas virtuais não só é um ganho para todos os alunos, como também uma ferramenta de poder. “Quando eu fui apresentada à plataforma, não tinha a noção do grande poder que eu tinha em mãos com o livre acesso a tantas informações de graça. Os sistemas de consultas virtuais precisam ser divulgados para todos porque são uma importante ferramenta de estudo e pesquisa para os alunos.”

Veja abaixo informações sobre as três bibliotecas virtuais focadas no conteúdo multidisciplinar adquiridas pela UFJF

JSTOR

São poucas instituições no país que tem a assinatura da plataforma JSTOR – A UFJF assinou o acesso ao conteúdo completo que compreende mais de mil periódicos acadêmicos e mais de um milhão de imagens, correspondências e outras fontes primárias. Uma das bibliotecas virtuais mais completas do mundo, disponibiliza periódicos e monografias com permissão para download e impressão.

Confira o tutorial para o uso da plataforma aqui.

Biblioteca Virtual 2.0 Pearson

São 1.400 títulos – incluindo livros em português de importantes editoras nacionais em diversas áreas do conhecimento. Sua aquisição pela UFJF visa principalmente suprir os cursos de graduação, dado que o acervo Pearson possui os livros que estão incluídos no currículo dos cursos. Nesta plataforma os downloads não são permitidos. É possível imprimir na Biblioteca Universitária até 50% de cada livro. Veja o tutorial.

ABNT Coleção

Constam das normas técnicas de todos os comitês da ABNT e Mercosul, universalizando a consulta rápida a qualquer uma dessas informações.

A plataforma ABNT Coleção requer alguns procedimentos para o acesso como a utilização do navegador Internet Explorer 6 ou versão superior; a instalação de um software que permite a visualização integral da norma; e a utilização de login com os seguintes dados – empresa: ufjf, usuário: ufjf e senha: ufjf. Ela não permite download e a impressão de cada página, que deve ser feita na Biblioteca Universitária, tem o custo de R$ 0,82. Em alguns casos, pode ser necessária a instalação do Net Framework 1.1, 2.0 e 3.5. O tutorial para uso da plataforma está disponível nesta página. Já o tutorial para configuração pode ser visto aqui.