Mostra resgata os antigos bailes de carnaval

Abrindo a temporada carnavalesca no Forum da Cultura, o Museu de Cultura Popular (MCP) exibe a exposição “Tem Carnaval” que reúne oito máscaras e 29 réplicas de fantasias confeccionadas em diversos materiais. A mostra pode ser vista até o dia 29 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada é franca.

A exposição promove um resgate do imaginário dos anos 40, quando as pessoas se fantasiavam para a folia que acontecia em clubes. Resgata, ainda, a influência dos italianos que introduziram no Brasil os bailes de máscaras no começo do século. As réplicas de fantasias também relembram o século XVII, quando os artesãos criavam trajes em bonecos e enviavam de uma corte para a outra como modelo.

As peças foram agrupadas de acordo com algumas temáticas. Dessa forma, há fantasias e máscaras que homenageiam personagens da Commedia dell’Arte italiana e o carnaval veneziano; personagens como a Holandesa, a Odalisca e o Pierrot Apaixonado que possuem uma relação direta com a música popular brasileira, e ainda outras obras que fazem referência ao imaginário infantil encontradas em fantasias como as Baianas, o Aladim e a Melindrosa.

O carnaval local é representado por três figuras que simbolizam foliões do bloco “Domésticas de Luxo”. O diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, destaca ainda a presença de uma peça: “Fazemos uma homenagem especial à porta-bandeira que aqui está na forma de um arco-íris e assim representa todas as cores de todas as escolas de samba do carnaval”. Ribeiro ressalta que das 37 peças expostas, 21 foram confeccionadas pelo núcleo de pesquisa de memória iconográfica do Grupo Divulgação.

O Forum da Cultura encontra-se na Rua Santo Antônio, 1112

Outras informações: (32) 3215-3850