Dissertação apresenta proposta para manutenção de unidades de saúde da cidade

Engenharia e arquitetura aplicadas à melhoria da saúde pública é uma das propostas da recém titulada mestre Priscila Souza Pereira. Ela terminou o mestrado em Ambiente Construído apresentando a dissertação “Programa de manutenção de edifícios para as Unidades de Atenção Primária à Saúde da cidade de Juiz de Fora”.

O trabalho teve como objetivo desenvolver um projeto de gestão para a manutenção dessas unidades. A aplicação de um programa nesse formato seria capaz de minimizar o surgimento de doenças patológicas, oriundas da má conservação dessas construções, podendo corrigir problemas.

A estudante desenvolveu o estudo em seis unidades que pertencem ao Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as regiões da cidade, exceto no centro da cidade, pois foram encontrados apenas serviços hospitalares privados nessa área.

Priscila afirma ter obtido diversas conclusões, uma delas foi que “a falta de manutenção dificulta o trabalho dos funcionários nessas unidades”, já sobrecarregados pela grande demanda. Segundo a estudante, foram encontrados problemas como pintura deteriorada, pisos acidentados, umidade, infiltrações e fiações irregulares.

Para as pesquisas, principalmente no levantamento de campo, a mestranda contou com três bolsistas do curso de Engenharia Civil e três do curso de Arquitetura. O trabalho científico teve como base teórica literaturas sobre manutenção de edifícios, uso e sustentação destes e gestão de manutenção. Normas do Ministério da Saúde também foram utilizadas, além de entrevistas com pessoas ligadas à área, como a secretária de Saúde de Juiz de Fora, Maria Helena Leal Castro, e os engenheiros da secretaria, para poder investigar a situação.

“É um trabalho que tem uma relevância, onde a Secretaria de Saúde pode buscar uma orientação melhor em relação às demandas”, conclui Priscila. A dissertação da mestre, orientada pela professora Maria Aparecida Steinherz Hippert, já rendeu publicações em quatro congressos pelo país.

Conjunto de trabalhos

A estudo feito por Priscila faz parte de um conjunto de trabalhos desenvolvidos por uma parceria entre a UFJF e a Prefeitura de Juiz de Fora através da Secretaria de Saúde. As duas instituições colaboram no desenvolvimento de projetos na área de saúde, indo ao encontro das necessidades desses órgãos.

O conjunto de trabalhos vai da iniciação científica a pós-graduação. No caso da dissertação de Priscila o interesse pelo tema começou em 2009 quando ela cursava graduação em Engenharia Civil. Seu projeto de conclusão de curso já buscava identificar os problemas nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

Outras informações: (32) 2102-3405 (Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído)