Convênio com universidades estrangeiras discute programa de intercâmbio para mestrandos

Professores americanos da North Carolina Agricultural and Technical State University (NCA&T) visitaram a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) este mês para discutir uma nova proposta de intercâmbio entre as duas instituições. A ideia é estender o acordo existente entre as universidades também para os alunos do mestrado da UFJF. A NCA&T é uma instituição com a qual a UFJF desenvolve intercâmbio de graduação na área de Engenharia, dentro do Programa Capes/Fipse.

De acordo com a proposta discutida entre os visitantes e os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Engenharia (mestrados em ACM Ambiente Construído, Modelagem Computacional e Engenharia Elétrica) e com a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da UFJF, parte dos créditos da pós-graduação seria realizada pelos estudantes em uma das instituições parceiras com reconhecimento mútuo dos créditos. Segundo a SRI, a proposta também se encontra aberta para a participação de pós-graduações de outras áreas da UFJF.

Segundo a professora do Departamento de Engenharia de Produção, Roberta Pereira Nunes, “essa iniciativa constitui um caminho natural do trabalho realizado nos últimos anos dentro do programa de intercâmbio de graduação e do excelente nível e perfil dos estudantes que vêm participando desse programa”. Nos últimos seis anos, cerca de 15 estudantes de Engenharia de Produção participaram desse intercâmbio na UFJF.

Para a secretária de Relações Internacionais, professora Rossana Melo, a UFJF vem buscando intensificar a internacionalização nas pós-graduações como estratégia de crescimento institucional e considera fundamentais essas iniciativas. “Nos últimos anos, a UFJF vivenciou um grande crescimento nos programas de intercâmbio de graduação. Estamos buscando também o crescimento expressivo de intercâmbio internacional envolvendo os cursos de mestrado e doutorado”.

Programa Capes/Fipse

O Programa é mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Programa de Consórcios em Educação Superior dos Estados Unidos (Fipse), com o objetivo de promover a mobilidade estudantil e docente e a cooperação internacional em áreas estratégicas de pesquisa. A participação no programa é aberta a todas as Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas, sejam elas públicas ou privadas, sem fins lucrativos, auxiliando a inserção dos cursos de graduação brasileiros no cenário internacional, por meio da modernização curricular, do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de professores e alunos.

Rossana Melo (coordenadora da SRI da UFJF) - Foto: Alexandre Dornelas

Rossana: " Estamos buscando o crescimento de intercâmbio envolvendo os cursos de mestrado e doutorado”

Cada projeto tem, no mínimo, duas instituições de ensino superior do Brasil e dos Estados Unidos. Uma delas é denominada instituição principal e, as demais, instituições associadas.

A UFJF desenvolve duas propostas dentro do Programa Capes/Fipse: uma na área de Engenharia e outra na de Ecologia. O Programa da Engenharia envolve, além da UFJF, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e as instituições norte-americanas North Carolina State University (NCSU), North Carolina Agricultural & Technical State Universitye VTech (NCA&T) e Virgina Polytechnic and State University. O foco do Programa está no campo do desenvolvimento de um programa global de certificação em engenharia, visando melhorar o movimento em busca de um acordo de equivalência em engenharia entre os dois países.

O Programa Capes/Fipse da Ecologia, intitulado “Estudos Ambientais Comparativos: diferentes soluções para problemas do uso humano dos sistemas ecológicos”, visa estudar questões ambientais de interesse internacional. A escolha da área do projeto se deve ao interesse e a necessidade de formação de recursos humanos em torno da análise e da busca de soluções para problemas ambientais globais. No total, 13 instituições americanas dos estados de Illinois, Iowa, Minnesota, Wisconsin e Colorado (Associated Colleges of the Midwest – ACM), além da Universidade de Brasília (Unb) participam desse programa.

Outras informações: (32) 2102-3389 (Secretaria de Relações Internacionais)

Lucas Mendes Paiva – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Secretaria  de Comunicação