Vestibular 2011: Cursinho Popular entra na reta final de preparação dos candidatos

aaaa

Aula inaugural realizada em maio deste ano

Ansiedade, cansaço e esperança são algumas das sensações que um aluno sente na véspera de uma avaliação importante. Com o intuito de minimizar essas sensações, que podem influenciar no desempenho e no resultado dos candidatos com relação às provas, é que a equipe do Cursinho Pré-Vestibular Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (CPV/UFJF) vem trabalhando durante todo o ano para garantir aos alunos preparação, segurança e tranqüilidade na hora de enfrentar os exames admissionais do ensino superior.

Este ano foi um importante ano para o CPV, já que toda a metodologia de ensino teve que ser reformulada para atender às novas exigências do Vestibular 2011. Apesar de as aulas terem começado em maio, os estudantes tiveram a oportunidade de se preparar, por meio de vários simulados, confeccionados pela equipe de professores, de acordo com o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta avaliação foi aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último final de semana em todo o Brasil, e é adotada pela UFJF como primeira fase do Vestibular.

Com relação à segunda fase da seleção, a ser realizada em dezembro, todas as turmas serão segmentadas, conforme a área de conhecimento, proporcionando aos alunos um melhor aproveitamento e apresentação do conteúdo nas respectivas áreas: Humanas, Exatas, Saúde e Administração, Economia e Ciências Contábeis.

Responsabilidade social

O ano de 2010 foi marcado por novidades, como a parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) da Faculdade de Engenharia, no qual os alunos dos cursos de graduação oferecem monitorias de Matemática e Física em horários alternativos no CPV.

Outra parceria importante para o CPV foi feita com o Ecaderno. Na página do portal qualquer pessoa tem acesso ao material usado em sala de aula pelos professores do CPV. A iniciativa visa beneficiar os estudantes sem condições financeiras para pagar um cursinho particular ou que não conseguiram a aprovação no processo de seletivo do CPV.

Neste ano, pela terceira vez, todos os estudantes matriculados no CPV tiveram a isenção total da taxa do Vestibular 2011 e Pism e após, ingressar todos terão direito a uma bolsa de Apoio Estudantil, oferecida pela Universidade.

Aprovação

Segundo levantamento realizado pela coordenadora do CPV, Letícia Couto Bicalho Braga, já foram atendidos aproximadamente 650 alunos oriundos das escolas públicas de Juiz de Fora e região. Desde 2006, a porcentagem do número de aprovados vem crescendo. Naquele ano, o total de aprovados foi de 11%; em 2007, 21% ; em 2008, 37%; em 2009, 41%; e em 2010, 48%.

A última aluna do CPV a entrar para a lista dos novos acadêmicos da UFJF foi Daiane Lemos Rampinelli. Aprovada para o curso de Engenharia Mecânica, ela ressalta, para amigos e estudantes que farão o Vestibular, que o atalho para aprovação é simplesmente muito esforço e investimento: “Não tem milagre, é só dedicação”.

Expectativas

Após o Enem, a expectativa é grande com relação às provas da segunda fase do Vestibular 2011 e Pism, para os atuais alunos do CPV. Mas, às vezes, a força de vontade e o comprometimento pode ser o diferencial para se chegar a tão sonhada aprovação em um dos cursos da UFJF.

Camila Dias Delgado Pinto pretende cursar Educação Física. “Além de ser uma possibilidade gratuita, o CPV é uma forma de acesso democrático à UFJF, já que, amigos e pessoas da minha família, iniciaram curso superior por meio do CPV.”

Já para Thais Rodrigues Pereira, candidata ao curso de Psicologia, o CPV contribuiu bastante para o seu aprendizado. “Além da ansiedade de véspera e nervosismo, a tendência é ficar tudo tranqüilo, pois tenho convicção de que quando chegar na hora da prova provavelmente não terei surpresas.”

CPV

O CPV é um Projeto de Treinamento Profissional da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFJF que atende, atualmente, a 180 alunos oriundos de escolas públicas de Juiz de Fora e região. Acadêmicos de Matemática, Física, Química, Letras, Geografia, História, Ciências Biológicas, Pedagogia, Engenharia, Fisioterapia, Ciência da Computação, Psicologia e Comunicação Social, sob orientação da pedagoga Letícia Couto Bicalho Braga, são os responsáveis pela composição do corpo docente, por atividades de informática, secretaria e projetos desenvolvidos junto aos alunos.

Criado em 2005, o CPV é destinado a estudantes de baixa renda, que já concluíram o ensino médio ou estão em fase de conclusão, e tem como objetivo preparar os alunos para os programas de ingresso da UFJF.

Outras informações: (32) 3229-7605 (CPV)

Carlos Alexandre – estudante de Comunicação Social

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação