Vestibular 2011: Humanas têm a maior quantidade de cursos e vagas reunidas

aaa

Universidade oferece 26 graduações, com 1.508 vagas disponíveis, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Os candidatos ao Vestibular 2011 e Pism que possuem afinidade com a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas têm várias opções de cursos na hora de escolher. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reúne nesta área 26 graduações com 1.508 vagas disponíveis, sendo a maior oferta encontrada nos Bacharelados Interdisciplinares (BIs) de Ciências Humanas e de Artes e Design. Para se candidatar a uma delas, o interessado precisa se inscrever até o dia 10 de novembro no processo seletivo da instituição por meio do site www.ufjf.br .

Arquitetura e Urbanismo, Música, Comunicação Social, Direito, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, além dos dois bacharelados interdisciplinares, são as opções. Quem tenta uma vaga nesses cursos pelo Vestibular precisa fazer o Enem como primeira etapa, assim como todos os demais candidatos, e depois prestar a segunda fase do concurso que tem provas discursivas de Língua Portuguesa, Literatura, Geografia e História. Já no Pism, o processo é o mesmo dos últimos anos: provas objetivas e discursivas.

No ano passado, 5.568 se candidataram para um dos cursos de Humanas e Sociais Aplicadas. A procura por Direito Diurno (21,66 candidatos por vaga) foi a segunda maior do Vestibular, apenas atrás da Medicina. O curso também foi responsável pela maior nota registrada na primeira fase – 88,25 pontos em 100. Saiba mais sobre a concorrência nos últimos anos nas tabelas abaixo.

Os que desejam fazer Arquitetura e Urbanismo ou uma das seis modalidades de Música possuem uma etapa adicional: a de habilidade específica. No dia 28, 29 e 30 de novembro eles testam suas aptidões. Se passarem, continuam no processo. Se não forem considerados aptos, eles podem continuar no concurso, mas agora disputando uma vaga na segunda opção de curso que escolheram no ato da inscrição.

Quem recomenda

A área de Humanas e Sociais Aplicadas tem tradição dentro da UFJF. A Faculdade de Direito, por exemplo, foi uma das unidades que deram origem à Universidade. Sua qualidade é reconhecida e, inclusive, pode ser comprovada no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os alunos formados na faculdade fizeram da instituição a quarta colocada em todo país.

A advogada formada pela UFJF Paula Lopardi obteve 83 pontos em 100 possíveis e conta que a Faculdade de Direito ofereceu grande parte do subsídio necessário para fazer a prova. Também aprovado, Marcos Paulo Reuther Sixel dispensou a realização de cursinho para o exame, considerando que o aprendizado durante a graduação foi suficiente para passar.

Outro destaque na UFJF é o curso de Letras. Na última avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o curso da Universidade ficou entre os oito do país que conseguiram em três critérios diferentes conceito máximo (5) dentre os mais de 730 cursos averiguados. O aluno do 8º período, Alexandre Ribeiro, está satisfeito com a opção que fez. “Gosto do curso, os professores são competentes e a faculdade oferece boa estrutura para os alunos”. Ele acredita que a carreira também é promissora, com vários campos de atuação. O graduado pode dar aulas, fazer traduções e pesquisa. A Faculdade de Letras oferece dois programas de pós-graduação e mais de 95% do corpo docente é formado por doutores.

Estrutura

A UFJF está passando por um período de grande expansão, o que tem beneficiado não só a abertura de mais vagas e cursos, mas melhorado a estrutura física oferecida aos alunos. As faculdades de Educação, Comunicação Social e Serviço Social ganharam um novo prédio este ano com 16 salas de aula e de administração, biblioteca, mobiliário novo, cantina e elevador. A Faculdade de Direito também ganhou novo edifício, anexo ao antigo, ampliando suas instalações.

BI do IAD oferece aos estudantes Artes e Design e Música

Os estudantes do Instituto de Ciências Humanas (ICH), onde estão vinculados os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Geografia, Ciências da Religião e Turismo, além do novo BI em Ciências Humanas, contam com a construção de uma nova plataforma que abrigará três prédios, tornando-se uma das maiores obras da UFJF nos últimos anos. Atualmente, os novos alunos do BI já usufruem das instalações do primeiro bloco entregue.

O Instituto de Artes e Design (IAD) foi criado para atender as novas demandas de cursos e alunos. Nele estão as opções do BI de Artes e Design e de Música. Já o curso de Arquitetura e Urbanismo faz parte da Faculdade de Engenharia, que possui a tradição de quase cem anos de história.

Aliada à infraestrutura está a qualidade. Mais de 70% dos docentes da UFJF são  doutores. A produção científica da Universidade cresce com os novos cursos de mestrado e doutorado, o que garante a formação continuada dos estudantes. Na área de Humanas e Sociais Aplicadas, as Faculdades de Letras, Educação, Comunicação, Serviço Social e os cursos de Ciências Sociais, História, Psicologia e Ciências da Religião possuem programas de pós-graduação.

Como funciona os BIs

Dentro da área de Humanas e Sociais Aplicadas estão os dois bacharelados interdisciplinares oferecidos pela UFJF – o de Ciências Humanas e o de Artes e Design. Os cursos são de dois ciclos. O aluno faz um conjunto de disciplinas comuns do curso nos dois ou três primeiros anos e se forma em bacharel (primeiro ciclo). Depois, se quiser, continua em uma das especialidades oferecidas. No caso do BI em Ciências Humanas, o aluno pode se formar no segundo ciclo em Ciências Sociais, Filosofia, Ciências da Religião ou Turismo. No BI em Artes e Design, as opções são Design, Moda, Artes do Espetáculo: Cinema ou Artes Visuais.

Este ano, o BI de Ciências Humanas traz uma novidade: 80 vagas do curso serão disponibilizadas no Sistema Unificado de Seleção (Sisu), do Governo Federal. Para entrar por meio do Sisu o candidato é selecionado pela sua nota no Enem.

Conheça como foi a disputa pelos cursos de Humanas nos últimos anos

Leia mais sobre o Vestibular 2011

Vestibular 2011: candidatos da área da Saúde podem ter grande concorrência pela frente

984 vagas da UFJF são para os bacharelados interdisciplinares e para o curso de Ciências Exatas

UFJF lança edital com 3.401 vagas para o Vestibular e Pism

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978 (Central de Atendimento)