Vestibular 2011: Novo curso aumenta opções para candidatos na área de Administração e Economia

A graduação em Ciências Contábeis será mais uma opção para os vestibulandos da área de Economia e Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Este é um dos dois cursos novos aprovados pela instituição para este processo seletivo. Há 80 vagas disponíveis, sendo 40 para o período diurno e as outras 40 para o noturno. O diretor da Faculdade de Administração, professor Marcus Vinicius David, espera uma grande demanda já neste ano.

Os que querem seguir carreira como administradores de empresas, economistas ou contadores devem se inscrever no Vestibular ou Pism até o dia 10 de novembro. Os candidatos desta área têm, ao todo, 252 vagas para disputarem. Eles precisam fazer o Enem nos dias 6 e 7 de novembro, como primeira etapa do Vestibular e, depois, farão provas discursivas de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História, como segunda fase do processo. Já os que tentam uma vaga pelo Pism fazem provas objetivas e discursivas da UFJF, como já acontecia nos anos anteriores.

No ano passado, 989 pessoas se inscreveram para Administração e Economia. A maior concorrência nesta área foi registrada pela Administração – Diurno no grupo C do Vestibular, com 12,79 candidatos disputando uma vaga. E, nos grupos A e B, Administração – Noturno foi o 4º curso mais concorrido o ano passado. A nota de corte da primeira para segunda etapa ficou em torno de 60% nos dois cursos.

As provas do vestibular desta área têm um caráter único, exigindo dos candidatos aptidões combinadas em exatas e humanas. O diretor da Faculdade de Administração explica que o curso é um reflexo disso, já que está na fronteira entre estas duas áreas de conhecimento.

Segundo Marcus Vinícius David, o aluno ingressante encontra uma forte associação entre os aspectos teóricos e vivência prática dentro das empresas públicas e privadas. A graduação em Administração forma profissionais em gestão aptos a atuar em marketing, recursos humanos, finanças e logística. Já os formados em Ciências Contábeis poderão desempenhar funções de controle, registro das informações financeiras e gestão tributária da empresa. “Procuramos fazer um curso moderno combinando as teorias de contabilidade e gestão financeira”.

 

 

Membros da Campe em recente apresentação na empresa

 

 

Além de boa infraestrutura com salas equipadas, laboratórios de informática e biblioteca, os estudantes que optarem por Administração ou Ciências Contábeis terão aulas com corpo docentes qualificado, onde 70% possuem doutorado. Vários projetos de pesquisa e de monitoria são realizados nos cursos e, caso queiram viver uma experiência ainda mais realista durante a graduação, os alunos poderão entrar para a Campe Consultoria Junior – eleita a terceira melhor do país e a primeira de Minas Gerais.

Na Economia, o curso enfatiza a formação de profissionais capazes de utilizar as categorias do pensamento econômico e os instrumentos da política econômica. São inerentes ao campo profissional do economista as atividades de planejamento, projeção, programação e análises econômico-financeira de investimentos; estudos, análises e pareceres pertinentes a questões econômicas; perícias, avaliações e arbitramentos; ensino de estatística, economia e finanças em cursos técnico e superior. Após formado, é possível trabalhar, ainda, em consultoria e assessoria econômica de empresas e no desenvolvimento e análises de projeto.

Rafael Dias Ferreira Pacheco se formou em Economia no final de 2009 e já está empregado como Chefe Administrativo Trainee de uma construtora em Belo Horizonte. Na seleção, foram aprovados somente 6 dos 6 mil concorrentes. Para ele, a estrutura do curso e o ensino oferecido foram excelentes e deram uma boa base para o mercado de trabalho. Ele sentiu um pouco de falta da parte prática nas disciplinas, mas acredita que o período que passou na empresa junior Campe supriu esta lacuna. “Completou meu currículo e foi ótimo para meu desenvolvimento”.

Os cursos de Economia e Administração faziam parte de uma única unidade – a FEA, mas se separaram recentemente. Além das opções de especialização da Escola de Negócios, que possui mais de dez MBAs e pós-graduações, a Faculdade de Economia conta com mestrado em Economia Aplicada com conceito 4 na Capes. Os interessados em seguir com os estudos ou mesmo tentar a carreira acadêmica têm a opção de permanecer na UFJF após a graduação.

Confira a concorrência dos últimos anos para os cursos desta área

 

Leia mais em:

Vestibular 2011: Humanas têm a maior quantidade de cursos

Vestibular 2011: candidatos da área da Saúde podem ter grande concorrência pela frente

984 vagas da UFJF são para os bacharelados interdisciplinares e para o curso de Ciências Exatas

UFJF lança edital com 3.401 vagas para o Vestibular e Pism

Outras informações: (32) 2102-3911 / 3978 /3999 / www.ufjf.br