
Diretor da Copese, José Maria Pereira Guerra, e o pró-reitor de Graduação Eduardo Magrone, anunciaram as novidades no edital em entrevista coletiva à imprensa
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou sua maior oferta de vagas para ingresso nos cursos de graduação por meio do Vestibular e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). São 3.401 oportunidades distribuídas em 41 cursos e habilitações para entrada em 2011. Em relação ao concurso anterior, quando foram ofertadas 3.028 cadeiras, houve aumento de 12%, ou seja, 373 novas vagas.
Nessa segunda-feira, 27, a UFJF havia anunciado a criação 360 cadeiras, porém, com a publicação do edital, percebeu-se que, na prática, elas representam 373 novas oportunidades em razão dos critérios de distribuição de vagas entre os grupos A (candidatos de escola pública que se autodeclararam negros), B (escola pública) e C (não-optantes pelas cotas). E, por isso, ao contrário do divulgado ontem, a Universidade oferece no Vestibular e Pism deste ano, conforme o edital, 3.401 vagas e não 3.388.
O edital (nº 03/2010) já está disponível no site www.ufjf.br, através do menu Vestibular e Pism. No documento, a UFJF apresenta dois cursos novos: Ciências Contábeis diurno e noturno, com 40 vagas cada um, e Sistemas de Informação noturno, com 40 oportunidades, ambos ofertados por meio do Reuni. Outra novidade é a mudança no curso de Letras da Licenciatura em Latim para Bacharelado em Latim.
Entre os cursos existentes, houve aumento de vagas em: Engenharia Sanitária e Ambiental (mais 10 vagas), Geografia (30), Arquitetura e Urbanismo (10), História (30), Engenharia Mecânica (20), Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (80) e 12 vagas paras cada uma das cinco habilitações de Engenharia Elétrica (Sistemas Eletrônicos, Sistemas de Potência, Telecomunicações, Automação e Robótica e Energia).
Esta edição do Vestibular intensifica o uso do Enem. A nota do exame nacional irá substituir a primeira fase do concurso da UFJF. Por isso, só poderá fazer o Vestibular quem está inscrito no Enem. Em seguida, o candidato fará a prova da segunda etapa do concurso da UFJF, agendada para os dias 20 e 21 de dezembro, e que serão aplicadas somente em Juiz de Fora. Esta segunda fase é composta de provas discursivas e com conteúdos de acordo com a área de conhecimento relacionada ao curso escolhido.
A UFJF optou ainda por disponibilizar 80 vagas do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e 96 do curso de Ciências Exatas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para essas vagas, o candidato precisará fazer apenas o Enem, dispensando a segunda fase da UFJF. Se quiser, o estudante poderá se inscrever no Vestibular e também tentar uma vaga pelo Sisu nessas duas graduações.
As alterações com relação ao uso do Enem, aprovadas neste ano, atingem somente os que tentam uma vaga através do Vestibular. Para o Pism, não há mudanças, e as provas objetivas e discursivas serão realizadas nos dias 12, 13 e 14 de dezembro (módulos I e II) e 19, 20 e 21 de dezembro (módulo III).
Segundo o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, a UFJF, assim como as demais instituições do país, passa por um momento de transição. Após as mudanças verificadas nos últimos processos, “nosso objetivo é definir regras estáveis para que os candidatos e pais não sejam surpreendidos.”
Inscrições
Às 14h da próxima quinta-feira, dia 30, começam as inscrições para o Vestibular e Pism. O prazo termina às 15h do dia 10 de novembro. Elas devem ser feitas somente pela internet, através do site www.ufjf.br. A taxa é de R$110 para o Vestibular e de R$ 85 para o Pism I, II e III. O candidato que obteve redução ou isenção desses valores deve também fazer a inscrição pelo site.
Ação afirmativa
Neste processo, está mantido o sistema de cotas, em três grupos, para quem deseja se inscrever no Vestibular ou Pism III.
Os integrantes do grupo A são os que se autodeclaram negros e tenham cursado, pelo menos, quatro séries do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escola pública. Para se enquadrar no grupo B, aplica-se apenas o critério de estudo em escola pública adotado em A.
O grupo C possui vagas destinadas aos candidatos que não se encaixam nos perfis dos grupos A e B ou que não optaram pelo sistema de cotas.
Do total de vagas, 50% são reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas (grupos A e B). Desse percentual, 25% destinam-se a candidatos do grupo A, o que corresponde a 12,5% do somatório.
De acordo com o pró-reitor, a Universidade pretende rever este sistema de cotas no ano que vem, com base em estudos realizados que mostraram a necessidade de alguns ajustes. Isso não foi feito este ano em razão das mudanças já previstas em relação ao uso do Enem.
Mais contato
Além das informações contidas no edital, os candidatos podem contar agora com conteúdo específico destinado a tirar dúvidas e estreitar o canal de comunicação com a instituição através do novo site www.ufjf.br/antenado. Lá eles encontrarão dicas e orientações sobre prazos, documentação, etc.
Outras informações: (32) 2102-3911 / 3978 / 3979 /3982 / 3990/ 3999 – Central de Atendimento da UFJF