Professor da UFJF participa de seminário na Alemanha

Jessé Souza: "A ideia é discutir com os colegas de vários países a questão da desigualdade social e, posteriormente, confeccionar um livro"

O professor do departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Jessé José Freire de Souza participa nesta quinta-feira, dia 20, até 4 de junho, do seminário “Globalização e Desigualdade Social”, na Universidade Bremem, na Alemanha.

“A ideia do encontro é discutir com os colegas de vários países a questão da desigualdade social e, com isso, posteriormente, confeccionar um livro e uma série de pesquisas internacionais acerca do tema”, ressalta Jessé. Ele apresentará um esboço de um artigo feito a partir de pesquisas realizadas nos últimos cinco anos sobre os excluídos brasileiros. A nova classe média também será tema de reflexões.

A base para as discussões no evento são os dois livros escritos por ele: “A ralé brasileira: quem é e como vive”, de 2009; e “Os batalhadores brasileiros; nova classe média ou nova classe trabalhadora”, a ser lançado em agosto deste ano.

Sobre as expectativas com relação ao evento, o professor afirma que “são as melhores possíveis, pois se trata de uma oportunidade ímpar de encontro com especialistas renomados de vários países e não só melhorar meu próprio trabalho, mas também lançar sementes de trabalho conjunto no futuro”.

O professor é graduado em Direito pela Universidade de Brasília, onde também fez mestrado. O doutorado foi feito na Alemanha. Escreveu e ajudou a organizar aproximadamente 21 livros, em diversos idiomas, sobre a teoria social, pensamento social brasileiro e estudos sobre a desigualdade e classes sociais do Brasil contemporâneo.

Outras informações: (32) 2102-3106 (Departamento de Ciências Sociais)

Carlos Alexandre de Souza – estudante de Comunicação Social

Shirlei Gonçalves-– estudante de Letras (revisão)

Os textos são editados por jornalistas da Diretoria de Comunicação