Professor da Holanda ministra curso em Ecologia

pós-graduação em ecologiaAté o próximo sábado, dia 19, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pós-Graduação em Ecologia (Pgecol) e do programa Capes-Wageningen, realiza o curso CAPES-WUR: Plankton Ecology Practical Course – “Cyanobacteria dominance: causes, effects and eradication”. Ministrado pelo professor Miquel Lürling, doutor em Ciências Ambientais pela Wageningen University, na Holanda, conta, também, com a participação da professora da UFJF Maria Carolina Soares; da aluna Maria Bêtania Souza, do mestrado da Wageningen University; e do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Tiago Ferreira.

Para a mestranda Mariana Mendes o curso terá grande aplicabilidade nos trabalhos desenvolvidos na UFJF

Para a mestranda Mariana Mendes o curso terá grande aplicabilidade nos trabalhos desenvolvidos na UFJF

O oferecimento desse curso é possível graças ao convênio firmado entre a Wageningen University e cinco universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a UFJF. Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), existe há dois anos e foi renovado por mais dois. Ele propicia que alunos e professores das universidades conveniadas façam pesquisas na universidade da Holanda e que professores desta instituição ministrem cursos no Brasil. Dentre as universidades conveniadas, a UFJF foi escolhida para sediar o curso por ser a mais central delas, o que possibilita melhor acesso de todos os alunos.

Segundo a aluna de Mestrado em Ecologia da UFJF Mariana Mendes, o curso terá muita aplicabilidade nos trabalhos realizados aqui na universidade, pois trata de uma linha de pesquisa amplamente abordada e com uma parte prática voltada para experimentos dentro desta linha. “A importância primordial é percebermos que nós podemos fazer muitas coisas. Mesmo não tendo tantos recursos tecnológicos como a Wageningen University, temos capacidade de realizar excelentes trabalhos.”

Para a doutoranda Luciana

Para a doutoranda da UFRJ, Luciana Rangel, o curso será um ganho para sua área de pesquisa

Para a aluna de Doutorado da UFRJ Luciana Rangel, esse curso será um ganho. “Além de abordar aspectos importantes da ecologia de um grupo do plâncton com o qual trabalharei em meu doutorado, o citado grupo se tornou um dos mais graves problemas em sistemas de água doce do mundo, pois é capaz de formar florações e produzir toxinas, afetando negativamente diversos ecossistemas aquáticos, suas biotas e até populações humanas.”

A professora Maria Carolina Soares, uma das organizadoras do evento, considera um avanço ter conseguido trazer um professor de fora para passar um pouco de seus conhecimentos aos alunos. Ela ressalta, também, que participam do curso alunos do Brasil inteiro, possibilitando troca de experiências e informações. “O curso tem caráter inovador. Será coletada água de um reservatório do Rio de Janeiro e o professor Miquel Lürling falará em como conseguir eliminar as florações observadas.”

Outras informações: (32) 3229-3206 ramal 224 (Pgecol)

mcarolsoares@gmail.com

RBC