Professor da Engenharia cria robô que facilita a leitura de notícias sobre Juiz de Fora

acontece_topo1

Professor Paulo Villela desenvolveu a ferramenta para atender, a princípio, uma necessidade sua, mas que acabou interessando a outras pessoas

Professor Paulo Villela desenvolveu a ferramenta para atender, a princípio, uma necessidade sua, mas que acabou interessando a outras pessoas

A busca por informações dentro da internet é considerada, hoje, um dos grandes motivos pelo qual internautas e usuários permanecem conectados. O problema é que pesquisar um determinado tema dentro dessa grande rede pode se tornar um trabalho demorado e difícil. Isso obriga o leitor a abrir inúmeros sites e portais de informações e ler diversos assuntos que fogem ao tema procurado.

Os profissionais da comunicação também buscam sempre estar informados sobre o meio que o circunda e, para isso, muitas vezes recorrem a ferramentas próprias da área, como o clipping, que consiste na busca, seleção e recorte de notícias sobre o tema que procura se informar.

Foi pensando em tudo isso que o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Roberto Villela, desenvolveu o JF Clipping, um sistema de busca e captura de notícias relacionadas a Juiz de Fora. Este sistema faz uma varredura na internet atrás de notícias sobre a cidade e envia diretamente para o e-mail cadastrado, de forma a facilitar e otimizar a busca por conteúdos relacionados ao município.

“Eu acessava diariamente vários sites de notícias sobre Juiz de Fora. Este processo era feito manualmente, um a um, e era realmente muito trabalhoso. Então resolvi investir meu tempo vago no desenvolvimento de um programa de computador, uma espécie de robô que rastreava cada um destes sites em busca das notícias, enviando-as a um único e-mail”, conta o professor Paulo Roberto sobre a criação do sistema.

Paulo afirma ainda ser a ferramenta bem útil e prática, pois todos os dias o leitor tem agrupado em seu e-mail todo o conteúdo relacionado à Juiz de Fora. Estas informações são renovadas diariamente às duas horas da madrugada, de forma automática. De manhã, o leitor interessado já pode encontrar todas as informações sobre a cidade em um só local.

Com o sucesso do sistema, amigos e colegas pediram ao criador do projeto para disponibilizar o JF Clipping também para eles. “A idéia de compartilhar este trabalho com todos nasceu justamente depois disso. Vendo que outras pessoas buscavam o serviço, criei um grupo no Google para cadastrar os interessados em receber o clipping”, conta Paulo.

Para receber a mensagem com as notícias sobre Juiz de Fora, basta se inscrever no site http://jfclipping.com.br, em “assinatura”. Se preferir, o leitor também pode visitar as notícias sobre a cidade dentro do próprio site.

De acordo com Paulo Roberto, ao acessar o e-mail pessoal e ler a mensagem enviada pelo JF Clipping, o leitor pode escolher as notícias mais interessantes, clicando nos respectivos links que permitem o acesso à notícia completa.

Outras informações: (32) 2102-3967

http://jfclipping.com.br/

 

 

 

Compartilhe: