Equivalências, dispensas, opcionais e inclusões

Você está em: Ensino > Disciplinas > Equivalências, dispensas, opcionais e inclusões

EQUIVALÊNCIAS, DISPENSAS, CÔMPUTO DE OPCIONAIS E INCLUSÕES

Os discentes da graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação ou pós-graduação na UFJF ou em outra instituição de ensino superior (IES) nacional ou estrangeira podem solicitar o aproveitamento de estudos.

Local de solicitação:

Central de Atendimento da UFJF, localizada no Edifício da Reitoria.

Data: As solicitações deverão ser realizadas nos períodos previstos no Calendário Acadêmico (disponível para download na página principal da Universidade).

Resultados:

O resultado do pedido é comunicado por e-mail pela Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA). Recomenda-se anteriormente entrar em contato também com a Coordenação do Curso, para obter orientações quanto a possibilidade ou não de deferimento das solicitações.

Equivalência de disciplinas

Possibilita ao acadêmico de graduação que tenha cursado uma disciplina de outro currículo de curso solicite a equivalência para uma disciplina obrigatória ou eletiva necessária para ele se formar. A disciplina cursada já tem de estar no histórico atual do discente.

O discente deve se atentar a qual currículo de curso ele pertence. Em regra, o discente se vincula de forma permanente ao currículo que ingressou, mas há a possibilidade migração para um currículo mais novo caso tenha requerido junto à Coordenação do Curso.

No histórico escolar não se altera nada, pois a disciplina cursada já consta no histórico escolar atual. Fica registrado no Setor de Registros (CDARA) a equivalência para fins de integralização de curso.

Equivalências entre currículos da Arquitetura

OBS.: Existem disciplinas oferecidas em outros curso da UFJF que podem ser equivalentes com disciplinas da grade curricular da FAU. Observe se as ementas das disciplinas são compatíveis e procure a Coordenação do Curso para confirmar.

Documentos necessários:

Para equivalência de disciplinas entre grades curriculares da FAU-UFJF:  cópia do histórico escolar

Para equivalência de disciplinas oferecidas em outros cursos e disciplinas da FAU: cópia do histórico escolar e ementas das disciplinas a serem analisadas.

Dispensa de disciplinas

Permite aos discente da graduação utilizar as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplinas isoladas) para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso.

No histórico escolar, a disciplina obrigatória ou eletiva dispensada aparecerá ‘DISP’ onde deveria constar a nota ou a aprovação.

Documentos necessários:

Para disciplinas cursadas em outra instituição ou em outro curso da UFJF (engenharia, geografia): cópia do histórico escolar e das ementas das disciplinas cursadas. Os documentos em língua estrangeira deverão ser traduzidos.

Para disciplinas cursadas na FAU-UFJF: cópia do histórico escolar

Cômputo de Opcionais

Permite que os discentes aproveitem as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplina isolada) caso elas não encontrem correspondência com as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do curso.

Portanto, o cômputo de opcionais é solicitado quando não se cabe as outras modalidades de  aproveitamento de estudos.

Ressalta-se que mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso do discente.

Documentos necessários:

Para disciplinas cursadas em outra instituição: cópia simples do histórico escolar assinado ou autenticado eletronicamente por um representante da IES

Para disciplinas cursadas na UFJF: cópia do histórico escolar

Inclusão

Permite aos discentes da graduação incluírem em seu novo histórico disciplinas que ele tenha cursado anteriormente na UFJF, desde que a disciplina cursada esteja prevista em seu currículo de curso como obrigatória ou eletiva com os mesmo códigos.

No histórico escolar a disciplina será incluída com nota obtida quanto o discente a cursou anteriormente. Portanto, com a inclusão há interferência para mais ou para meno no índice de rendimento acadêmico (IRA) do curso atual.

Documentos necessários: cópia do histórico escolar

Para mais informações:

Consultar a página de: Aproveitamento de Estudos