Dispensas, cômputo de opcionais e inclusões

DISPENSAS, CÔMPUTO DE OPCIONAIS E INCLUSÃO DE DISCIPLINAS

Os discentes da graduação que cursaram disciplinas de nível superior em outra graduação ou pós-graduação na UFJF ou em outra instituição de ensino superior (IES) nacional ou estrangeira podem solicitar o aproveitamento de estudos.

Local de solicitação:

Central de Atendimento da UFJF, localizada no Edifício da Reitoria.

Data: As solicitações deverão ser realizadas nos períodos previstos no Calendário Acadêmico (disponível para download na página principal da Universidade).

Resultados:

O resultado do pedido é comunicado por e-mail pela Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA). Recomenda-se anteriormente entrar em contato também com a Coordenação do Curso, para obter orientações quanto a possibilidade ou não de deferimento das solicitações.

Dispensa de disciplinas

Permite aos discente da graduação utilizar as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplinas isoladas) para ser dispensado de disciplinas obrigatórias ou eletivas que constem no currículo do seu curso.

No histórico escolar, a disciplina obrigatória ou eletiva dispensada aparecerá ‘DISP’ onde deveria constar a nota ou a aprovação.

Documentos necessários:

Para disciplinas cursadas em outra instituição ou em outro curso da UFJF (engenharia, geografia): cópia do histórico escolar e das ementas das disciplinas cursadas. Os documentos em língua estrangeira deverão ser traduzidos.

Para disciplinas cursadas na FAU-UFJF: cópia do histórico escolar

Cômputo de Opcionais

Permite que os discentes aproveitem as disciplinas cursadas em outra IES ou na própria UFJF (inclusive como disciplina isolada) caso elas não encontrem correspondência com as disciplinas obrigatórias ou eletivas do currículo do curso.

Portanto, o cômputo de opcionais é solicitado quando não se cabe as outras modalidades de  aproveitamento de estudos.

Ressalta-se que mini-cursos, palestras, seminários, iniciação científica, iniciação à docência, estágio não obrigatório, representação estudantil entre outras certificações poderão ser aproveitadas como créditos através da Flexibilização Curricular, que, segundo previsto no Regimento Acadêmico, deverá ser solicitado junto à Coordenação do respectivo Curso do discente.

Documentos necessários:

Para disciplinas cursadas em outra instituição: cópia simples do histórico escolar assinado ou autenticado eletronicamente por um representante da IES

Para disciplinas cursadas na UFJF: cópia do histórico escolar

Inclusão de disciplinas

Permite aos discentes da graduação incluírem em seu novo histórico disciplinas que ele tenha cursado anteriormente na UFJF, desde que a disciplina cursada esteja prevista em seu currículo de curso como obrigatória ou eletiva com os mesmo códigos.

No histórico escolar a disciplina será incluída com nota obtida quanto o discente a cursou anteriormente. Portanto, com a inclusão há interferência para mais ou para meno no índice de rendimento acadêmico (IRA) do curso atual.

Documentos necessários: cópia do histórico escolar

Para mais informações:

Consultar a página de: Aproveitamento de Estudos