UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estágio

Você está em: Ensino > Estágio

ESTÁGIO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

 

Professores responsáveis pelos estágios para o curso de Arquitetura e Urbanismo:

Prof. Dr.: Carlos Eduardo Ribeiro Silveira (Presidente)

Prof. Dr.: Ernani Simplício Machado (Vice-presidente)

Profa.: Dra.: Raquel Von Randow Portes (Suplente)

 

Diretrizes:

Conforme a nova lei do estágio 11788/08, estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de estudantes que estejam frequentando ensino médio regular e profissional, graduandos, ensino de educação especial e últimos anos do ensino fundamental EJA (educação para jovens e adultos). De acordo com Título IV,Capítulo VII, art. 47, RAG (2016) (ANEXO IX) existem duas modalidades de estágio:

 

         I – Estágio obrigatório: aquele previsto como tal no currículo do curso, cuja carga horária é requisito para sua integralização;

        II – Estágio não obrigatório: qualquer outro que atenda aos objetivos do caput do art. 47, desenvolvido como atividade opcional ou eletiva.

 

Em consonância com a lei do estágio 11788/08 a UFJF através da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) criou a Coordenação de Estágios que tem como objetivo a construção e consolidação de uma política de estágios para a UFJF que seja capaz de resguardar os estagiários, estreitar a parceria com as instituições conveniadas e garantir o atendimento às peculiaridades de cada curso. O estágio é desenvolvido sempre sob a responsabilidade, coordenação e supervisão da UFJF, cabendo a esta a celebração dos convênios com a parte concedente.

 

O Estágio não obrigatório do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF tem seu limite máximo de carga horária estabelecido, de acordo com a lei 11788/2008, em 30 horas semanais e 6 horas diárias de atividades, sendo observada a permanência máxima de 2 anos em cada concedente de estágio. Cabe aqui ressaltar que a carga horária excedente do estágio não obrigatório, até o limite de 100 horas, pode ser aproveitado para a flexibilização curricular. Já o Estágio Obrigatório integra o currículo de formação do arquiteto e urbanista sendo, portanto, de cumprimento obrigatório para todos os estudantes de arquitetura e urbanismo e regido por normas federais de educação. Cabe ao Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo indicar os professores integrantes da Comissão de Orientação de Estágio (COE), bem como seu presidente. Ao presidente da COE cabe designar o professor responsável pela supervisão de estágio do aluno, ao qual caberá orientar e acompanhar o estágio. No decorrer do estágio, o professor supervisor poderá considerá-lo inadequado e consequentemente inaceitável, indicando que procure outro estágio que seja adequado.

 

Ao início do processo de estágio, o aluno estagiário deverá procurar o professor supervisor, pertencente à Comissão de Orientação de Estágio, para o acompanhamento de sua experiência “nos dias e horários de atendimento” fixados para tanto. O não cumprimento do Estágio Curricular Supervisionado com obtenção de avaliação positiva impede o aluno da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso 2, conforme norma federal,incidindo na não conclusão do curso.

 

Carga horária do Estágio Curricular Supervisionado no currículo do curso: 180 horas

 

Semestres Considerados: o estudante poderá matricular-se na disciplina Estágio Curricular Supervisionado entre o 5º e o 8º período, período disponível para sua efetivação e validação, a critério do Professor Supervisor, por ocasião da apresentação do relatório.

 

O Manual do Estágio, contendo todas as informações necessárias e normas pertinentes, encontra-se no Anexo IX deste documento.

 

Para o estágio realizado fora do País aplica-se, além da legislação brasileira vigente, o estabelecido no item 2.4.1.5.1 Mobilidade Acadêmica, no presente documento.

 

Caderno de Estágio: Caderno de Estágio FAU – UFJF – 2017

 

Formulários referentes a estágio

Link para acesso: Coordenação de Estágios – PROGRAD