Ementas das novas disciplinas eletivas 2023.1

Abaixo seguem as ementas das novas disciplinas eletivas ofertadas no semestre 2023.1:

CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRT028/528

NOME DA DISCIPLINA: CORPOREIDADE E ESPAÇO

PERÍODO:

EMENTA DA DISCIPLINA: (Re)conexão corpo e mente: saber sensível e saber inteligível; Invenção do corpo sensível; Experiências sensíveis; experiências somáticas no encontro consigo, com o outro e com o mundo.

CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRT031

NOME DA DISCIPLINA: MATERIAIS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS NA ARQUITETURA

PERÍODO:

EMENTA DA DISCIPLINA: Estudos dos diversos materiais e suas múltiplas aplicações na arquitetura e urbanismo. Materiais naturais e artificias. Aspectos técnicos, estéticos, econômicos e ambientais. Abordagem histórica dos usos e funções. Materiais para superfícies; materiais para interiores; materiais para áreas externas. Ênfase em materiais para sistemas construtivos de objetos arquitetônicos de pequeno, médio e grande portes.

CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRT038

NOME DA DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM PROJETO, REPRESENTAÇÃO E TECNOLOGIA II

CARGA HORÁRIA: 30 HORAS

PERÍODO:

EMENTA GERAL DA DISCIPLINA: Disciplina com ementa aberta de 02 (DOIS) créditoS, a ser constantemente atualizada junto ao Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia (DPRT-FAU-UFJF), no semestre em que for ofertada. Os conteúdos previstos para a disciplina serão orientados para a área de Projeto, Representação e Tecnologia.

TEMA: Projeto de Pequenos Espaços Públicos orientado por Padrões

EMENTA: Exploração de conceitos de pensamento sistêmico aplicado à arquitetura e urbanismo. Compreensão do que são padrões e das novas abordagens digitais. Confecção de padrõs por parte dos alunos com base em pequenos espaços públicos da cidade de Juiz de Fora. Projeto de um pequeno espaço público orientado por um sistema de padrões

OBSERVAÇÃO: para efeitos de integralização curricular, as/os estudantes matriculados nesta disciplina poderão cursá-la mais de uma vez, desde que não haja duplicidade ou semelhança entre ementa e conteúdo programático.

CÓDIGO DA DISCIPLINA: PRT032/532

NOME DA DISCIPLINA: PAISAGENS SONORAS

PERÍODO:

EMENTA DA DISCIPLINA: A disciplina visa estudar os sons e sua relevância para a construção de lugares. Neste sentido, propõe questões relacionadas à educação sonora, paisagem sonora e intervenção sonora no âmbito da Arquitetura e do Urbanismo.