Fechar menu lateral

DOMVS realiza palestra sobre inventário participativo e o direito à cidade

Hoje, dia 25/10/2021, o laboratório DOMVS da FAU-UFJF, em parceria com a FUNALFA e com o apoio do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CACAU) , da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Pró-reitoria de Extensão (PROEX), terá a alegria de receber a geógrafa e professora Simone Scifoni, importante referência na área de Patrimônio Cultural. Na palestra, ela apresentará a experiência do Inventário de Referências Culturais do Minhocão.

Diante de um já iniciado, porém silencioso, processo de gentrificação da área central da cidade de São Paulo (NITO, SCIFONI, 2017), a região do elevado Pres. João Goulart, popularmente conhecido como Minhocão, tem sido alvo de diversas propostas de intervenções urbanísticas. Com o objetivo de mapear referenciais culturais de grupos sociais vulneráveis que habitam a região, Simone coordenou um projeto extensionista de inventário participativo, iniciado em 2016 e concluído em 2019. Utilizando-se portanto de um instrumento próprio da educação patrimonial – tema que Simone tem grande expertise – o inventário de referenciais culturais do Minhocão foi idealizado como importante ferramenta contra a gentrificação da área, atuando em favor do direito à cidade de grupos invisibilizados nos processos de transformação das áreas urbanas em geral.

Esse evento é a primeira parte de um conjunto de conversas que estão sendo estruturadas, com foco no tema dos inventários. Contaremos com a participação de integrantes da DMPAC (Funalfa) e também da professora Mila Andreola , do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniacademia, para construirmos importantes meios de debate que nos permitam conhecer limites e potencialidades dos inventários participativos. Estes encontros serão um passo fundamental para fortalecermos a prática do inventário e para a identificação de um patrimônio cultural cada vez mais diverso, com respeito a multiplicidade de narrativas e de corpos que coexistem nos territórios urbanos.

Assim, convidamos todas e todos que tenham interesse na temática a ser discutida, e esperamos que possamos construir uma equipe extensionista multidisciplinar, que dialogue com diferentes cursos e instituições de ensino, e que possa colaborar com a implementação de inventários participativos no município de Juiz de Fora.