Fechar menu lateral

Informativo da Coordenação 019 | 22 a 26 fev. 2021

Informativo da Coordenação 019 | 22 a 26 fev. 2021

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

 

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações da décima nona edição:

 

1 | Professor da Universidade de Ozaka participa de evento on-line de Arquitetura

De acordo com o site da UFJF, “o Centro Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Cacau) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nesta sexta, 26, às 8h, o terceiro momento do programa audiovisual ‘Fronteiras-Japão: Sociedade e seus espaços’. O evento, on-line e gratuito, conta com palestra do professor e historiador Rogério Akiti Dezem, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e, atualmente, professor-visitante da Universidade de Osaka, no Japão. Mediada por alunos do curso, a palestra, com transmissão pelo [canal da FAU no] Youtube, aborda as relações entre o espaço urbano japonês e a fotografia de rua, e promove discussões acerca de sociedade, cultura, arquitetura e cidade”. Mais informações sobre este evento estão disponíveis no Instagram do CACAU: @cacau_ufjf.

 

2 | Matéria sobre projeto de extensão da FAU é divulgado na Revista Casa D’Italia  

A última edição da Revista Casa D’Italia publicou a matéria intitulada “O Projeto de Extensão Universitária da UFJF junto à Casa D’Itália e seus caminhos para interação com a sociedade pós pandemia”. A matéria aborda como o Laboratório de Estudos em Conforto Ambiental e Sustentabilidade (ECOS) desenvolveu o projeto “Aplicação de Instrumentos de Avaliação Pós Ocupação em projetos de edificações tombadas”, em parceria com a Casa D’Itália (JF-MG). Por meio do projeto, os alunos graduandos de Arquitetura e Urbanismo exercitam “as técnicas aprendidas nas disciplinas da graduação, além de aprimorar seus conhecimentos na aplicação das técnicas de avaliação pós ocupação e no uso dos equipamentos de medição térmica, lumínica e acústica.” Para ver a matéria completa, clique aqui. O depoimento da arquiteta e técnica administrativa em educação Miriam Dias pode ser encontrado na seção Depoimentos de profissionais ligados à Casa D’Italia de Juiz de Fora

 

3 | Trajetória de arquiteta e técnica administrativa em educação da FAU é publicada na revista “Pop-se”

Neste mês, a arquiteta e urbanista Miriam Dias, técnica administrativa em educação vinculada ao Laboratório Ecos, da FAU, saiu na quinta edição da “Pop-se”, uma publicação trimestral colecionável dedicada a temas como artes, arquitetura, design, moda, gastronomia, música e comportamento. Seus editores eram responsáveis pelas revistas Casa Vogue, Wish Casa, Kaza e Giz. A matéria é um dossiê contando a trajetória de 100 arquitetas negras e arquitetos negros de todo o país. A revista pode ser adquirida nas bancas. Mais informações nos perfis da revista no Instagram da revista: @pop-se e @decornautas.

 

4 | Como divulgar no Informativo da Coordenação?
Caso tenha alguma informação ou notícia e queira divulgá-la no Informativo da Coordenação, envie um e-mail para coord.arquitetura@ufjf.edu.br. Os e-mails devem ser enviados sempre até as quintas-feiras, pois os informativos são divulgados às sextas-feiras. Por favor, coloque como assunto: “Divulgação no Informativo da Coordenação”.