Fechar menu lateral

Aula inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo

A aula inaugural do próximo semestre será intitulada “Desafios contemporâneos, o urbanismo e a natureza” e será ministrada pelo Prof. Dr. Fabiano Lemes de Oliveira, que é Professor Associado em Urbanismo no Dipartimento di Architettura e Studi Urbani (DAStU) do Politecnico di Milano, Itália. A aula acontecerá na próxima sexta-feira, dia 18 de dezembro, às 10h e será transmitida pelo YouTube, no Canal da FAU

 

Fabiano Lemes de OliveiraO Prof. Dr. Fabiano Lemes de Oliveira é Professor Associado em Urbanismo no Dipartimento di Architettura e Studi Urbani (DAStU) do Politecnico di Milano, Itália. O Prof. Lemes ingressou no Politecnico di Milano após um processo seletivo internacional e mais de 10 anos de experiência trabalhando para a Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Sua pesquisa encontra-se na interseção entre o planejamento urbano e ambiental, com foco em como as ideias para sistemas de espaços verdes têm sido consideradas no pensamento urbanístico. As suas áreas de pesquisa recentes incluem urbanismo verde, cidades sustentáveis ​​e resilientes, modelos de planejamento voltados para o equilíbrio da urbanização com a natureza – em particular relacionados à ideia da cunha verde, infraestrutura verde e azul e história e teoria do urbanismo. O Prof. Lemes foi o investigador principal no recente projeto do Programa Newton Fund do British Council intitulado ‘Re-naturing Cities’ e no projeto Global Challenges Research Fund ‘The Environment-Culture-Technology Nexus: Envisioning Future Green Cities’. É autor do livro Green Wedge Urbanism: History, Theory and Contemporary Practice, publicado pela Bloomsbury (Londres / Nova York) e editor principal do livro Planning Cities with Nature: Theories, Strategies and Methods, publicado pela Springer (Amsterdam ).

Ele é membro do Conselho Consultivo do Pavilhão Italiano da Bienal de Veneza 2020. O Prof. Lemes foi comissionado como Revisor Especialista para o Programa de Pesquisa Horizonte 2020 da Comissão Europeia em Urbanização Sustentável e Soluções Baseadas na Natureza. Ele também atua como revisor para muitas organizações de pesquisa e periódicos. Fabiano foi convidado a apresentar sua pesquisa em várias instituições pelo mundo e ocupou cargos externos como Professor Visitante na Unicamp, Campinas, e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba, Brasil.

Fabiano é Fellow da Higher Education Academy no Reino Unido, possui um PhD em Arquitetura concedido pela Universitat Politècnica de Catalunya de Barcelona e um mestrado e graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, da Universidade de São Paulo.

Ele ingressou no Portsmouth em 2008 como Senior Lecturer e foi promovido a Reader in Urbanism and Architecture em 2016. Antes de partir para Milão em setembro de 2019, Fabiano foi o Diretor de Pesquisa na Portsmouth School of Architecture, o fundador e coordenador do MA Urban Design e do MA Sustainable Cities e lecionou arquitetura e estúdios de design urbano, bem como história e teoria do urbanismo, para alunos de graduação e pós-graduação. Fabiano também ocupou cargos como coordenador do MA Urban Design, coordenador de doutorado e líder do grupo de pesquisa Futuros Urbanos. Ele também tem larga experiência em orientação de doutorado.

No Politecnico di Milano, Fabiano coordena um estúdio de planejamento urbano e ambiental no Masters in Sustainable Architecture and Landscape Design, um estúdio de projeto urbano no Masters in Architecture and Urban Design, além de lecionar em um estúdio de planejamento urbano na graduação e um curso sobre resiliência urbana no doutorado.