Informativo da Coordenação 006 | 09 a 13 nov. 2020

Boletim Semanal da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo/ FAU/ UFJF

Os boletins semanais trazem informações objetivas, transparentes e de fácil acesso para a comunidade acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAU – UFJF. Toda sexta-feira será publicado um novo Boletim Semanal aqui no site da Coordenação. Confira abaixo as informações da sexta edição:

1 | No último domingo, comemorou-se o Dia Mundial do Urbanismo

De acordo com a matéria publicada no site do CAU/BR, “o Dia Mundial do Urbanismo foi criado em 1934 pelo professor Carlos Maria Della Paolera, da Universidade de Buenos Aires, o primeiro sul-americano a se formar no Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris.” Para ver a matéria completa, clique aqui.

2 | Coletivo ca·fo·fo promoverá evento intitulado “Por debaixo das manobras: reflexões para além do ensino de arquitetura popular brasileira”

De 23 a 27 de novembro de 2020, será realizado o evento intitulado “Por debaixo das manobras: reflexões para além do ensino de arquitetura popular brasileira”, organizado pelo Coletivo ca·fo·fo. De acordo com os organizadores, o evento busca “motivar a compreensão da importância do corpo preto na história da arquitetura e urbanismo, incentivando trocas interdisciplinares, partindo de diferentes olhares sobre a relação corpo e cidade e a construção de marcos de memória, além de incitar o aumento de repertório arquitetônico e estimular a discussão decolonial da arquitetura e urbanismo afro brasileiro e dos povos originários”. Inscrições gratuitas e programação em: https://www.even3.com.br/pordebaixodasmanobras/. Para ver a matéria completa no site da UFJF, clique aqui.

3 | Docentes e discente da FAU participam de eventos dentro e fora da UFJF

Regularização fundiária foi o tema da fala de docente da FAU durante o I Ciclo de debates: Desafios e Perspectivas do Direito Urbanístico na Região Sudeste do Brasil, ocorrido no dia 10 de novembro. O vídeo está disponível em no YouTube.

No dia 11 de novembro, discentes da FAU participaram da XXXVI Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Na próxima semana, no dia 17 de novembro, haverá a participação de discentes no 6º Seminário Salvador e Suas Cores 2020: Ensino, Pesquisa e Extensão das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil e África. De acordo com os autores, os “trabalhos apresentados são os primeiros provenientes das pesquisas desenvolvidas pelo grupo acerca de arquitetura quilombola”. A apresentação será transmitida pelo YouTube, no canal do grupo Etnicidades.

4 | Série de lives com participação de discentes, TAE e docente da FAU aborda o tema da acessibilidade e inclusão

De 9 a 19 de novembro, sempre às 19h, vai ao ar, no canal do Instagram do projeto de extensão “Acessibilidade no Espaço Interior” (@acessibilidade.ufjf), a série de lives intitulada “Vamos falar sobre acessibilidade e inclusão?”. Para ver a matéria completa no site da UFJF, clique aqui.

5 | FAU participa do 26º Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) da UFJF

A comunidade da FAU está representada no 26º SEMIC UFJF, evento que acontece anualmente e que tem por objetivo divulgar os resultados dos trabalhos de iniciação científica desenvolvidos na universidade. Os trabalhos estão exibidos no YouTube. Confira alguns dos trabalhos apresentados:

Laboratório Casa Sustentável: Fase de uso e operação

Caminhos de minas: rotas para o ouro

Paisagem Sonora em Juiz de Fora (Segunda Fase)

As imagens fotorrealísticas no projeto de arq. de interiores na contemporaneidade

O projeto de arquitetura de interiores comerciais: hibridismos entre o design de interiores e a multissensorialidade nos pontos de venda

Mobiliário Urbano: funções, repercussões e significados na contemporaneidade

Aprendizado em arquitetura e urbanismo: referências projetuais, gamificação e mídias sociais para o ensino no contexto pericêntrico

Mapoteca Tátil da Universidade Federal de Juiz de Fora

Juiz de Fora: estudos acerca da relação entre o idoso e a cidade

Evolução espacial da área urbana central do município de Juiz de Fora dos anos de 1947 aos dias atuais

Arquitetura e Design de Serviços: aproximações e evidências na gestão e no projeto do espaço construído

6 | Inscreva-se no canal da FAU UFJF no YouTube e tenha acesso a diversos conteúdos produzidos pela nossa Faculdade

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo possui um canal no YouTube! Confira o conteúdo!

Canal FAU UFJF: https://www.youtube.com/channel/UCf_kBnXI6dixO8mx9wp-WEA/videos