Você está em: Doação de corpos
CONHEÇA OS PROCEDIMENTOS E O PASSO A PASSO PARA DOAÇÃO VOLUNTÁRIA DE CORPOS PARA FINS DE ENSINO E PESQUISA.
COMO DOAR?
Pessoas interessadas em doar o corpo e participar do projeto ”Sempre Vivo” devem entrar em contato com o Departamento de Anatomia da UFJF para comunicar a sua intenção e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o processo de doação. Uma vez feita a opção pela doação, alguns documentos específicos deverão ser preenchidos e assinados, quais sejam:
É importante que parentes próximos e amigos estejam cientes de sua decisão, já que os documentos deverão ser assinados na presença de uma testemunha. Depois de concretizado seu cadastro, você receberá o Cartão do Doador, que o identifica como doador de corpo e informa os contatos do Departamento de Anatomia da UFJF e dos professores responsáveis pelo projeto.
QUEM PODE DOAR?
Qualquer pessoa com idade acima de 18 anos pode se cadastrar como doador de corpo para fins de ensino e pesquisa no Departamento de Anatomia da UFJF. O anonimato e a integridade do doador serão mantidos em todas as etapas do processo. Não há limite de idade para doação.
E SE EU DESISTIR DE DOAR?
A qualquer momento você poderá desistir da doação. O fato de você ter assinado os documentos, não o obriga a doar seu corpo para fins de ensino e pesquisa. Se você mudar de ideia, é só entrar em contato com o Departamento de Anatomia e comunicar sua decisão.
EU RECEBO PELA DOAÇÃO?
NÃO. Como previsto pelo Artigo 14 da Lei 010.406-2002 do Código Civil Brasileiro, a doação de corpos é válida, com objetivo científico, ou altruístico, e a disposição do corpo, no todo ou em partes, deve ser feita de forma gratuita. Porém, todos os gastos relativos ao cadastro do doador e ao transporte do corpo após a morte são custeados pela universidade, sem, portanto, onerar o doador e sua família.
E A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTES?
A doação de corpos é um processo diferente da doação de órgãos para transplante. Você pode doar órgãos para transplante e mesmo assim doar seu corpo para a UFJF para fins de ensino e pesquisa. O processo de transplante não inviabiliza a doação do corpo.
QUANDO O DOADOR FALECE, O QUE FAZER?
Uma pessoa próxima a ele deve ligar, o mais rápido possível, para um dos telefones disponíveis no cartão, para que os responsáveis pelo projeto tomem as devidas providências necessárias para a captação do corpo.
BENEFÍCIOS DA DOAÇÃO DE CORPOS
1. Colaborar para uma melhor formação técnica dos profissionais de saúde;
2. Auxiliar na formação humanista dos estudantes;
3. Permitir o desenvolvimento de pesquisas médico-científicas;
4. Contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas cirúrgicas mais eficientes e menos invasivas.
Conforme o art. 3°, § 3°, da Lei n.° 8.501/92, é proibida a captação de corpos doados quando houver suspeita de ação criminosa, tal como em suspeitas de homicídio, crimes de trânsito e suicídio.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Departamento de Anatomia
Instituto de Ciências Biológicas
Universidade Federal de Juiz de Fora
Rua José Lourenço Kelmer, s/n – CEP: 36036-900
Campus Universitário – Bairro São Pedro
Juiz de Fora – MG
e-mail – depto.anatomia@ufjf.edu.br
Telefone: (32) 2102-3205
Acessos desde 28/05/2012: 187,113