UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

CCSS e CS

Você está em: Inicial > Histórico > CCSS e CS

Coleta Seletiva Solidária e Consumo Sustentável: UFJF-GV e órgãos federais no território de Governador Valadares

Período de atividades: 2019

 

Este projeto objetivava auxiliar os trabalhos da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS), no Campus da UFJF em Governador Valadares. Visava contribuir para a organização e implementação de ações capazes de permitir o alcance dos resultados pretendidos pela CCSS e o atendimento ao Decreto 5940/2006. O referido Decreto determina que as instituições públicas federais promovam a destinação correta dos resíduos sólidos por elas produzidos. Tal destinação precisa, ainda, necessariamente identificar e contemplar empreendimentos econômicos solidários (EES) de reciclagem. O projeto também objetiva estimular e auxiliar a formação e atuação de outras Comissões de Coleta Seletiva Solidária, nos termos deste instrumento legal em outras instituições públicas federais sediadas no Município de Governador Valadares/MG e entorno. Conta com a participação de docentes do Departamento de Direito e Educação Física, da UFJF-GV, além de docentes externos com formação em Direito e Engenharia Ambiental.

A ampliação do número de profissionais atuando neste segmento, principalmente docentes de áreas diversas, contribui para a efetivação das ações e institucionalização da prática de coleta seletiva em nossa Comunidade Acadêmica e garante um viés transdisciplinar à atuação proposta. Por outro lado, a participação dos discentes na esfera da implementação permite a estes um aprendizado holístico quanto ao conhecimento acadêmico e as fases de efetivação de uma
política pública, num espaço que, embora seja de atuação restrita, ainda assim é bastante complexo. O esforço empreendido pelo projeto de extensão destina-se a contribuir para a execução das atividades formuladas pela Comissão e assisti-la sempre que for requerido, colocando-se à disposição para auxiliar no cumprimento do cronograma de atividades estabelecido tanto para o Projeto Piloto quanto para o Projeto Geral. Concomitantemente, o projeto atuará para promover ações de consumo sustentável junto à comunidade acadêmica e sensibilização para a necessidade de realizarmos a separação adequada dos resíduos sólidos. A conscientização e a rotinização da prática serão estruturadas dentro do projeto como atividades necessárias e complementares à atuação da referida Comissão no Campus GV. Além disso, Governador Valadares sedia várias agências de órgãos federais, os quais também estão submetidos à mesma regulação. O projeto poderá auxiliá-los desde a formação até a implementação da CCSS. Com tal esforço, o projeto auxilia no fortalecimento dos EES de reciclagem, promove a ampliação da coleta seletiva solidária e a conscientização quanto ao tema.

Programa Ambiente-se