🔸 UFJF Notícias: “Programa de extensão doa triciclos para catadores de material reciclável de Valadares”

“Quem anda pelas ruas de Governador Valadares ou de outro centro urbano já está acostumado a ver catadores utilizando carrinhos como o da imagem ao lado para transportar material reciclável. Geralmente construídos a partir de carcaça de geladeira e de uma estrutura em metal acoplada à própria bicicleta do trabalhador, esses veículos improvisados são pesados e muito suscetíveis a acidentes de trânsito. Mas uma iniciativa do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) está ajudando a melhorar as condições de trabalho e a segurança desses profissionais.

Valadarenses que vivem exclusivamente da atividade de catação e que concluem uma formação gratuita oferecida pelo programa de extensão Ambiente-se já estão recebendo, também gratuitamente, triciclos especialmente desenvolvidos para o transporte de material reciclável. Mais modernos e leves, esses veículos têm capacidade para até 200 quilos.

O casal Helenita Barbosa da Silva, 71, e Luciano Rodrigues Ferreira, 41, foram beneficiados e contam sobre a experiência. “O Luciano saiu hoje [se referindo ao dia 11 de março] pela primeira vez com o triciclo e trouxe o equivalente a duas ou três catações de uma só vez. É mais leve, recolhe mais material e a gente cansa menos. Não sabemos como agradecer a vocês”, comemora a catadora.

Nessa primeira fase da ação, o Ambiente-se adquiriu seis triciclos. Os recursos para a compra vieram de um termo de fomento celebrado entre a Cáritas Brasileira – entidade católica – e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e de verba parlamentar do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG).

Os triciclos são mais leves e suportam uma quantidade maior de material. Mais segurança e eficiência para os catadores. (Imagem: reprodução)

Parte dos veículos já foi doada e os demais serão destinados entre participantes de um novo curso de formação, cujas inscrições estão abertas até domingo, 20. A escolha dos contemplados pelos triciclos considera questões como a renda familiar, o número de pessoas morando na mesma residência, quantos desses morados têm menos de 11 anos, se os membros da família estão inscritos no cadastro único para programas sociais do governo federal e se recebem algum benefício.

O processo de inscrição no curso – que é on-line, assíncrono, e com conteúdos ligados à economia solidária e à formalização da situação de empresário individual dos catadores – consiste no envio de dados básicos dos interessados por e-mail (programaambientese@gmail.com) ou pelo WhatsApp (33 9 9982-3725). Por meio desse mesmo número o candidato poderá sanar dúvidas, solicitar auxílio para preenchimento da ficha de inscrição e solicitar auxílio do programa, caso não possua documentos de identificação.”

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra