Fechar menu lateral

🔸 O site institucional da UFJF publica notícia acerca do cadastramento de catadores de materiais recicláveis no município pelo Programa Ambiente-se

“Programa de extensão ‘Ambiente-se’ oferece curso gratuito para catadores autônomos

O programa de extensão ‘Ambiente-se’ está oferecendo uma formação gratuita para catadores de material reciclável de Governador Valadares. Para concorrer a uma das 50 vagas disponíveis é necessário ser maior de 18 anos e atender aos demais requisitos do edital (clique aqui para acessar o documento). As inscrições vão até o dia 20 deste mês.

O curso é destinado àqueles trabalhadores que desempenham a atividade, mas ainda não estão vinculados a nenhuma associação ou cooperativa de catadores.

As aulas acontecerão pela internet e serão ministradas de 21 a 25 de fevereiro. Os conteúdos serão focados em temas ligados à economia solidária e à formalização da situação de empresário individual dos catadores.

As inscrições consistem no envio de dados básicos dos interessados, e podem ser realizadas por e-mail (programaambientese@gmail.com) e pelo WhatsApp (33 9 9982-3725). Por meio desse mesmo número o candidato ainda poderá sanar dúvidas e solicitar auxílio para preenchimento da ficha de inscrição. Também por meio desse contato telefônico, o programa auxiliará aqueles que não possuírem documentos de identificação.

A coordenadora explica que o curso também vai ajudar a conhecer melhor esses trabalhadores para nortear as próximas ações do Ambiente-se. “Visa conhecer os catadores que estão no território, principalmente nas regiões centrais de Valadares, onde não ocorre a coleta seletiva solidária, e também saber o perfil deles, o tipo de resíduos que coletam, e fornecer uma conversa sobre economia solidária e sobre possibilidades de formalização do empreendedorismo individual, porque no futuro queremos fazer outras ações que beneficiem esse público”, detalha a professora do campus Fernanda Alcântara.”

 

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.