Fechar menu lateral

🔸 O site da Prefeitura Municipal de Governador Valadares publica notícia acerca do cadastramento de catadores de materiais recicláveis no município pelo Programa Ambiente-se

“UFJF-GV cadastra catadores de materiais recicláveis do município

A ideia é conhecer o perfil e a realidade sócio-econômica deste público, bem como oferecê-los curso de formação.

Publicado em 09/02/2022 15:04

Mais do que simplesmente recolherem, separarem e venderem materiais encontrados no lixo e tidos como “inservíveis”, os catadores de materiais recicláveis realizam um trabalho essencial para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida e saúde de todos os seres do planeta. Isso porque, além de ficarem expostos a várias doenças e fontes de contaminação, estes profissionais ainda dão a destinação correta a resíduos que levariam anos para se decompor, como é o caso dos vidros, que levam 10 mil anos para se degradarem ou das latas de alumínio, que demoram mil anos para se decomporem, por exemplo.

A fim de conhecer o perfil e as vulnerabilidades sociais deste público, bem como oferecer melhores condições de trabalho, a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Valadares (UFJF- GV), está realizando, através do Programa Ambiente-se, o cadastro e seleção de catadores de materiais recicláveis avulsos do município. A proposta é identificar quem são essas pessoas, inteirar-se da sua realidade e valorizar ainda mais o trabalho delas, oferecendo curso de formação em Economia Solidária e empreendedorismo individual.

O cadastro pode ser feito até o dia 20 deste mês, através do e-mail programaambientese@gmail.com ou pelo whatsapp (33) 9 9982-3725. Vale lembrar que para participar é preciso ser catador e ter 18 anos ou mais e apresentar os seguintes documentos:

a) Certidão de nascimento, carteira de Identidade ou CPF;

b) Comprovante de residência ou do abrigo;

c) Indicação do local para o qual vende o material reciclável que coleta e o nome dos responsáveis;

d) Informar quantas pessoas moram na mesma residência; quantas são crianças (até 11 anos) e a idade delas; quantos dependentes diretos e os documentos que comprovem o vínculo; a renda individual mensal; renda familiar mensal; quantidade de pessoas que contribuem para a renda familiar mensal; se está cadastrado no CadÚnico; se recebe algum benefício assistencial e, caso receba, de qual instituição e qual o valor do benefício.

O e-mail ou mensagem pelas redes sociais deve contar com as seguintes informações:

a) Nome completo do catador e dos seus pais;

b) Data e local de nascimento;

c) Contato (telefone ou e-mail, próprio ou de terceiros);

d) Tempo dedicado à catação (em anos);

e) Mecanismo e equipamentos utilizados para catação: carrinho, bicicleta, sacola, bags, outros (foto);

f) Perímetro e rota da cidade no qual realiza a atividade de catação (ruas e bairros);

g) Para qual (quais) comprador(es) vende o material que coleta;

h) Documento de identificação (foto);

i) Comprovante de residência ou abrigo (foto);

j) Responder as questões encaminhadas pela entrevistadora;

Só serão considerados habilitados a participarem do curso de formação aqueles que apresentarem o pedido e a documentação requerida no prazo estabelecido no edital (clique aqui) .

Ao todo serão ofertadas 50 vagas para o curso que acontece de 21 a 25 deste mês, com reuniões virtuais pela plataforma do Google Meet.

por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social”

 

Clique aqui para acessar a notícia na íntegra.