UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Inicial

Você está em: Inicial

O Programa Ambiente-se surgiu da necessidade de reunir várias iniciativas de extensão, pesquisa e ensino relacionadas à temática da Economia Solidária, Geração de Renda e Meio Ambiente. Essas iniciativas possuíam características distintas e identidade voltada para o atendimento às contingências de cada empreendimento.

Num dado momento, percebemos que criar um protocolo único de atendimento aos empreendimentos e à relação com as instituições parceiras, além da administração pública municipal, era uma necessidade. Assim surgiu o Ambiente-se, com a proposta de atender a mesma temática, mas de modo unificado, a partir da metodologia da pesquisa da ação e da sociologia das ausências e emergências.

Este Programa objetiva:

1) reunir projetos da UFJF-GV que tenham como foco ao menos dois dos seguintes temas: Economia Solidária (ES); Políticas Públicas (PPs); Logística Reversa (LR); Reciclagem; Educação Ambiental e Resíduos Orgânicos.

2) estruturar tais projetos a partir de gerenciamento comum, optimização de recursos, dados e equipe;

3) estreitar os laços científicos e institucionais entre UFJF-GV, IFMG-GV, Empreendimentos de Economia Solidária (EES), Administrações Públicas Municipais (APM) e comunidades locais;

4) fortalecimento de EES atuantes no território do Vale do Rio Doce;

5) expansão de PPs de geração de renda e logística reversa;

6) promover o desenvolvimento local e sustentável;

7) apoiar e fortalecer as ações da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do Campus;

8) apoiar as ações do Fórum de Sustentabilidade da UFJF.

9) a Metodologia utilizada é a Pesquisa Ação, tendo por público alvo: a) os projetos de extensão vinculados ao programa e suas respectivas equipes; b) os projetos de destinação final de resíduos, EES, APMs, moradores das localidades atendidas e comunidade acadêmica.

Programa Ambiente-se