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Orientações para Defesa

Procedimentos Pré-defesa 

  • Definir com o orientador(a) a Banca Examinadora;
  • Estabelecer contato com os possíveis componentes da banca para verificação de aceite e definição da data. A banca deverá ser composta no mínimo por três professores doutores, os três titulares, sendo que pelo menos seja de outra instituição. (O professor coorientador não é considerado para efeitos do número mínimo de membros da banca avaliadora);
  • Com antecedência mínima de 20 dias encaminhar, via e-mail, à secretaria do PROAC os seguintes formulários:
    • I – Proposta de Banca Para Defesa de Dissertação  preenchido e assinado;
    • II – Cópia da Dissertação (para análise de similaridade)
    • III – Uma cópia da folha de rosto da dissertação para ser utilizada no cartaz de divulgação da defesa;
    • IV – Indicar, no corpo do e-mail CPFs  e os endereços de e-mail dos membros da banca.
  • Se houver participação presencial do membro externo, encaminhar:
  • Dados para vinda de Professor convidado – Nacional  (assinado)
  • No dia da defesa trazer obrigatoriamente os termos de aprovação da dissertação em versão impressa para que os membros da banca possam assiná-las.
  • O mestrando deve chegar para a defesa com pelo menos 30 minutos de antecedência para testar devidamente os equipamentos que serão utilizados.
  • OBS: os formulários necessários estão disponíveis no site do PROAC (Área do Aluno – Formulários). Em caso de dúvidas quanto ao preenchimento dos mesmos, o(a) mestrando(a) deve buscar orientação na secretaria do programa.
  • Devido às restrições impostas pelo COVID os exames de qualificação ocorrerão por web conferência sendo necessário o envio da Declaração de Concordância (formato .DOCX, tamanho 35 KB) devidamente preenchida e assinada pelo discente (Resolução 28/2021 -CSPP)

Procedimentos Pós-defesa 

  • Imediatamente após a defesa, o aluno será comunicado verbalmente do resultado e (caso aprovado) receberá os termos de aprovação com as assinaturas da Banca ;
  • Até 90 dias após a defesa, as eventuais correções ou sugestões apresentadas pela banca devem ser concluídas, sendo encaminhado à secretaria, os seguintes documentos:
  • Uma versão PDF da versão final da dissertação. A folha de aprovação da versão digital deve obrigatoriamente estar assinada. (verificar se o arquivo foi corretamente gravado e se pode ser aberto normalmente);
  • Termo de Autorização para Publicação da Dissertação (formato .DOCX, tamanho 51 KB);
  • Lembramos que no verso da folha de rosto deve ser impressa a ficha catalográfica. Sistema de Geração Automática de Ficha Catalográfica (abre em outra página);
  • Comprovante de aceite de publicação do artigo referente à dissertação em revista científica indexada pela CAPES, sob indicação do(a) orientador(a) ou declaração de responsabilidade em que mestrando(a) e orientador(a) se responsabilizam pela futura publicação desse artigo. Modelo de declaração (formato .DOCX, tamanho 41 KB).