UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Produções da Oficina

Você está em: Sobre o Afrikas > Produção Audivisual > Produções da Oficina

Como podemos ensinar a História da África para estudantes da rede básica de ensino?

 

Oficina de História como um exercício…  

A oficina de História é uma disciplina oferecida pelo departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é discutir com os estudantes da graduação as possibilidades didáticas dos temas históricos discutidos em sala de aula, permitindo que sejam elaborados recursos a ser utilizados no Ensino Fundamental e Médio.  

A parte da oficina que se dedica aos assuntos em torno da História da África é utilizada, especificamente, para a produção de materiais didáticos diversos sobre as sociedades africanas. Os estudantes de História produzem recursos didáticos diversos, tais como vídeos, podcasts, jogos, site/blogs, livros didáticos e paradidáticos, entre outros.

Apresentaremos aqui apenas os vídeos produzidos pelos estudantes. Em breve, divulgaremos os demais recursos didáticos. Espero que esses vídeos sejam úteis e que proporcionem outros olhares sobre as realidades africanas.  

 

Imaginários sobre a África

Os vídeos sobre os imaginários abordam a forma como a África e os africanos foram representados ao longo do tempo. O objetivo deles é desconstruir os estereótipos e concepções pejorativas em torno deste vasto continente.

 

 

 

Oralidade

Os vídeos apresentam a importância da oralidade e como se manifesta em algumas sociedades africanas. Assim, objetivam mostrar oralidade não somente como meio de comunicação, mas também como parte de estrutura social de uma dada sociedade e ponto fundamental da produção de conhecimento.

O mito da criação do homem por Maa Ngala

As panquecas de Mama Panya

 

Escravidão na África e Tráfico de Escravos

Os vídeos mostram as diferentes formas e experiências de escravidão existentes no continente africano ao longo de sua história. Além disso, abordam também como ocorreu o tráfico de africanos escravizados para as Américas, sobretudo, a partir de um olhar da África.

Tráfico de Escravos

Escravidão Sem Nome

 

Ocupação Colonial e Colonialismos

Os vídeos abordam o processo de ocupação colonial dos europeus no continente africano no final do século XIX, evidenciando as diferentes formas de destruição das soberanias locais e, bem como a exploração de pessoas e territórios a partir de um domínio estrangeiro.   Além disso também abordam a história colonial no continente africano, suas experiências e diversidades. Apresentam também os mecanismos de domínio utilizados pelos europeus para colonizar a África, sem deixar de se atentar para as diferentes ações e reações dos africanos.

Ocupação colonial

 

 

 

 

Afrikas