UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Nossa História

Você está em: Sobre o Afrikas > Nossa História

O Afrikas foi criado em maio de 2014, quando funcionava apenas como um grupo de estudo que objetivada fazer reuniões para discutir textos e livros relacionados às histórias, culturas e pensamentos africanos. Após alguns meses de existência, o grupo de estudos se transformou em grupo de pesquisa composto por alunos de graduação e pós-graduação da UFJF, professores da rede pública de ensino de Juiz de Fora, bem como professores e pesquisadores de outras instituições brasileiras.

Desde a sua formação, o Afrikas tem sido coordenado pela professora Fernanda Thomaz. Atualmente, o grupo de pesquisa tem como vice-coordenadora a professora Carolina Bezerra.

Entre os anos de 2015 e 2017, o grupo de pesquisa esteve envolvido com a criação e coordenação do Pós- Afrikas, que foi o curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização) em História da África da UFJF . O curso tinha a proposta de formar e atualizar professores da rede básica de ensino na área de estudos africanos.

No ano de 2018, com a chegada da sessão “Memória, Áfricas e Escravidão” do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI) na UFJF, o Afrikas passou a ser um grupo de pesquisa dentro do referido laboratório. 

Afrikas