UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicações

Você está em: Produção Cientifíca > Publicações

Contaminação de Solos
1. CONTAMINAÇÃO DE SOLOS – Características e Impactos.
Juiz de Fora. Editora da UFJF. 140 pgs. 2014. ISBN 9788576721963. Organizadores: Geraldo César Rocha e Jorge A. Barros Macedo.
A obra resulta do Seminário Contaminação de Solos: características e conseqüências no meio antrópico, realizado na UFJF em outubro de 2012, apoiado pelo Programa de Pós Graduação em Geografia desta universidade e financiado pela FAPEMIG, contando com pesquisadores de ponta da USP, UFRJ, UFLA, FEAM e UFJF. O livro procura dar um panorama da contaminação de solos no país, abordando as características gerais da contaminação, os contaminantes, a contaminação no sistema agrícola e na mineração, assim como o gerenciamento das áreas contaminadas em Minas Gerais.

Flora do Parque Estadual do Ibitipoca

2. FLORA DO PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA E SEU ENTORNO.
Juiz de Fora. Editora da UFJF. 383 pgs. 2013. ISBN 9788576721872.
Esta publicação mostra a história da região e criação do parque, informações sobre o meio físico e sua fragilidade, assim como vários capítulos sobre a flora do parque e seus arredores.

O Perigo Mora ao Lado
3. O PERIGO MORA AO LADO. ANAIS DO SEMINÁRIO CULTURA DE SEGURANÇA E AVALIAÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS. INCLUI TEXTOS SOBRE RISCOS AMBIENTAIS PUBLICADOS NA MÍDIA IMPRESSA DE 1999 A 2009.
FADEPE / NÚCLEO DE PESQUISA EM ZONEAMENTO E RISCO AMBIENTAL DA UFJF. 134 pgs. 2009. Belo Horizonte. MJR Editora. ISBN 9788590956105. Organizadores: Geraldo César Rocha e Jorge A. Barros Macedo.
O livro reúne palestras sobre riscos ambientais, cultura de segurança e contaminação química urbana. Além disso, elenca publicações em jornais sobre a temática pelo primeiro organizador.

Riscos Ambientais
4. RISCOS AMBIENTAIS – Análise e Mapeamento em Minas Gerais.
Juiz de Fora. Editora da UFJF. 127 pgs. 2005. ISBN 8576720116.
A obra contém conceituação e tipologia dos riscos ambientais, além de metodologias para análise dos riscos. Inclui também, em formato de atlas com mapas e cartogramas, bases de dados ambientais e avaliação de riscos naturais, tecnológicos e sociais da área urbana da cidade de Juiz de Fora, assim como de áreas rurais englobando a região de Ibitipoca e Zona da Mata Mineira.

aval
5. ANAIS DO CICLO DE SEMINÁRIOS EM AVALIAÇÃO AMBIENTAL.
NÚCLEO DE ZONEAMENTO AMBIENTAL DA UFJF. Departamentos de Geociências e Botânica da UFJF. 43 pgs. 1999.
Este livreto mostra as palestras proferidas neste ciclo de seminários quinzenais que se estenderam de novembro de 1998 a março de 1999 no antigo ICHL / UFJF. Inclui abordagens sobre resíduos sólidos, licenciamento e gestão ambiental, assim como sobre áreas de manancial, indicadores ambientais, flora, sigs e aterros sanitários, temas importantes a serem contemplados na metodologia de avaliação ambiental.

Imagem (21)
6. ANAIS DO SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA
FAPEMIG / NÚCLEO DE PESQUISA EM ZONEAMENTO AMBIENTAL DA UFJF. 116 pgs. 1997.
A publicação inclui palestras, mesa redonda e resumos de painéis do meio físico e biótico sobre pesquisas desenvolvidas na região do Parque do Ibitipoca. Os objetivos do evento foram: 1. Organizar e divulgar os dados ambientais referentes aos meios físico e biótico do parque; 2. Propiciar, através da discussão em palestras e apresentação de trabalhos, a avaliação da pesquisa no parque, assim como o surgimento de novas idéias relativas ao manejo da área.

Solos da Bacia do Ribeirão Cambé
7. OS SOLOS DA BACIA DO RIBEIRÃO CAMBÉ, LONDRINA (PR): 1. SOLOS DA ÁREA DA NASCENTE.
Imprensa Universitária da Universidade Estadual de Londrina. Boletim de Pesquisa n.2. COPATI. 36 pgs. 1993.
Descrição de unidades de solos e mapa de uma área de 500 hectares situada na interface urbano-rural da cidade de Londrina, com descrições morfológicas e análises físicas e químicas dos solos. A publicação fornece subsídios para o planejamento urbano assim como para a gestão agronômica da área.

Solos da Bacia do Ribeirão Cafezal
8. LEVANTAMENTO PEDOLÓGICO DETALHADO DE UMA ÁREA PILOTO DA BACIA DO RIBEIRÃO CAFEZAL- PARANÁ
Imprensa Universitária da Universidade Estadual de Londrina. Boletim de Pesquisa n.1. COPATI. 48 PGS. 1993.
Descrição de unidades de solos e mapa de uma área de 1000 hectares situada a nordeste do Estado do Paraná, em local de agricultura intensiva sobre solos desenvolvidos sobre material de intemperismo de basaltos. Foram cartografadas 6 unidades simples de mapeamento, acompanhadas de caracterizações morfológicas, análises físicas e químicas

Métodos de Análise Granulométrica
9. ESTUDO COMPARATIVO DE MÉTODOS DE ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE SOLOS
Imprensa Universitária da Universidade Estadual de Londrina. Informe Técnico n.1 do Departamento de Geociências. CCE. 16 pgs. 1993.
Descrição e comparação de métodos de análise granulométrica utilizados nos Laboratórios de Solos da UEL, Instituto Agronômico do Paraná e Laborsolo Central de Análises Agronômicas.

Tópicos em Geomorfologia
10. TÓPICOS EM GEOMORFOLOGIA
Imprensa Universitária da Universidade Federal de Ouro Preto. 30 pgs. 1982.
Aborda tópicos como os métodos dessa ciência, geomorfologia e ambiente, geomorfologia do Quadrilátero Ferrífero e geomorfologia aplicada. Inclui bibliografia.

Geomorfologia
11. GEOMORFOLOGIA
Imprensa Universitária da Universidade Federal de Ouro Preto. 84 pgs. 1982.
Publicação composta de cinco capítulos, versando sobre o desenvolvimento histórico da ciência, modelado dos interflúvios, influência das rochas no relevo e evolução das vertentes, entre outros. Inclui bibliografia

Núcleo de Pesquisa em Zoneamento e Risco Ambiental


Acessos desde 07/01/2015: 6,023