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Lançamento de livro

 

Prof. Dr. Valmir Henrique de Araújo / UESB.

 

SINOPSE

Nesse livro apresento a noção de prototexto e a fundamento como um sistema complexo, enquanto estratégia de construção de conhecimento e religação de saberes no ensino de física. Prototexto é uma narrativa poética da ciência, proposta e utilizada inicialmente como instrumento de aprendizagem criativa para estudantes do ensino técnico e médio, do CEFET-Vitória da Conquista-BA, no período de 1997-2004. Contudo, já concebida a partir de 2001 como uma estratégia de construção de conhecimento, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – a noção de prototexto configura um princípio e operação discursivos complementar à operacionalidade matemática. A proposta de uma narrativa poética da ciência supõe que o estudante, aprendiz de ciênc­­ia, passe a organizar os seus conhecimentos em uma matriz literária complexa. Esta matriz procura fazer conviver tanto os aspectos do formalismo matemático quanto a discursividade da ciência necessários para a formação de um aprendizado que almeje aos múltiplos aspectos do conhecimento, dispersos em disciplinas, a partir de um tema da física. Tal proposta emerge das minhas práticas em sala de aula e reflexões críticas acerca do ensino de física com ênfase matemática, na maioria das escolas, que limita o ensino a um padrão de ordem racional e exige a ausência de erro. O prototexto tem as seguintes operações: linguagem poética, estratégia de construção do conhecimento, inacabamento da argumentação e a inclusão do aprendiz de ciência como sujeito implicado na construção do conhecimento. Na fundamentação teórica assumo a proposição de Edgar Morin do método de aprendizagem e pesquisa como estratégia que se faz à medida que se constrói o conhecimento, o princípio da complementaridade de Niels Bohr em conceber categorias excludentes do conhecimento como face de um mesmo fenômeno e a concepção de tempo criativo de Ilya Prigogine que enuncia a aliança entre a natureza e o homem que a descreve. Atualmente o prototexto é a estratégia que fundamenta os Projetos de Extensão e Pesquisa da UESB 1) Educação científica para quilombolas do Sudoeste da Bahia: Fundamentos de uma Pedagogia Interétnica para a Formação de Professores na Diversidade Étnico-cultural e 2) Alfabetização Científica:Uma Perspectiva de Reconstrução Social para a Diversidade Étnicorracial.