UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Aprimoramento gerencial da ONG Casa da Criança

Você está em: Extensão > Aprimoramento gerencial da ONG Casa da Criança

 

Projeto de extensão [2014 – 2016]

Aprimoramento gerencial da ONG Casa da Criança Jacinta e Francisco

 

Descrição

O projeto “Aprimoramento Gerencial da ONG Casa da Criança Jacinta e Francisco” irá estruturar-se por meio da implementação de um sistema de gestão que permita à ONG aprimorar suas atividades e viabilizar sua sustentabilidade.

Ele irá empregar conceitos da ciência administrativa – especificamente as funções do ciclo administrativo, a saber: planejamento, organização, direção e controle. Todavia, há um aporte teórico anterior, que será a premissa para a capacitação dos bolsistas e para o planejamentos das ações em prol do aprimoramento gerencial. Trata-se da gestão social, lógica voltada à promoção do diálogo e do entendimento, que representa uma alternativa à gestão estratégica. Destacam-se como propósitos da iniciativa de extensão:

a) desenvolver e Implementar um sistema de gestão que auxilie a ONG em sua organização interna e em sua perpetuação de forma sustentável

b) realizar um estudo que favoreça a obtenção, pela Casa da Criança, dos títulos de Utilidade Pública Federal e/ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e/ou Entidade Beneficente de Assistência Social

No início da execução do projeto será estruturada uma equipe, com professor e bolsistas, capacitados em gestão administrativa, com o propósito de mapear os campos de funcionamento e organização, potenciais de atendimento e formas de sustentabilidade da organização. O objetivo é fornecer informações para execução das etapas seguintes, que abarcam o aprimoramento de rotinas e a estruturação de um planejamento de médio prazo. As lideranças da instituição serão envolvidas, de modo a tornar o plano executável pelos dirigentes, operando pela autonomia e pela sustentabilidade administrativa da ONG.

Em um segundo momento, será realizado, juntamente com seus gestores, um estudo para favorecer a obtenção dos títulos de Utilidade Pública Federal e/ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e/ou Entidade Beneficente de Assistência Social. Desse modo, a organização poderá habilitar-se ao financiamento externo. Ações no sentido de dar publicidade aos seus atos, bem como ao modo como os recursos são empregados, irão complementar a segunda fase do projeto.

Espera-se, com o aprimoramento gerencial e com o favorecimento da sustentabilidade da ONG, atender às demandas de seu quadro gerencial e contribuir para a execução de sua atividade-fim, que provê iniciativas culturais e de aprendizagem para 70 crianças e adolescentes.

Destaca-se que o Escritório de Gerenciamento de Projetos da UFJF é um parceiro interno deste projeto. Ele também será desenvolvido nas ONGs Axé Criança e Instituto Beneficente Peron, em parceria com os professores Geraldo Magela Jardim Barra e Renata de Almeida Bicalho Pinto.

 

Cronograma de estudos com bolsistas [acesse]

 

Literatura de apoio

1. Racionalidades e terceiro setor 

[acesse] BARRETO, C. R. Sobre a racionalidade humana: conceitos, dimensões e tendências. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 17., 1993, Salvador. Anais…

[acesse] SERVA, M. O fenômeno das organizações substantivas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 36-43, 1993.

[acesse] SERVA, M. A racionalidade substantiva demonstrada na prática administrativa. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.37, n.2, p.18-30, 1997.

[acesse] TENÓRIO, F. G. Gestão social: uma perspectiva conceitual. Revista de Administração Pública, v. 32, n. 5, p. 07-23, 1998.

[acesse] TENÓRIO, F. G. (Re)visitando o conceito de gestão social. Revista Desenvolvimento em Questão, v. 3, n. 5, p. 101-124, 2005.

2. Especificidades do terceiro setor

[acesse] ALVES, M. A. Terceiro setor: as origens do conceito. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 26., 2002, Salvador. Anais…

[acesse] MARÇON, D; ESCRIVÃO FILHO, E. Gestão das organizações do terceiro setor: um repensar sobre as teorias organizacionais. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração, 25., 2001, Campinas. Anais…

[acesse] PEREIRA, R. S.; MORAES, F. C. C.; MATTOS JÚNIOR, A. B.; PALMISANO, A. Especificidades da Gestão no Terceiro Setor. Revista Organizações em Contexto, v. 9, n. 18, p. 167-195, 2013.

[acesse] SILVA, C. E. G. Gestão, legislação e fontes de recursos no terceiro setor brasileiro: uma perspectiva histórica. Revista de Administração Pública, v. 44, n. 6, p. 1301 -1325, 2010.

[acesse] SILVA, C. E. G.; RESENDE, T. A.; MUNIZ, R. M.; CKAGNAZAROFF, I. B. Formas jurídicas no terceiro setor brasileiro: estatuto legal, evidências empíricas e formalismo. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 16, n. 58, 2011.

Professor Virgílio Oliveira


Acessos desde 04/03/2015: 5,576